A cerimônia de premiação do Campeonato Paulista 2023 aconteceu na noite desta segunda-feira (10), no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo. Com apresentação de Taynah Espinoza e Denilson, foram anunciados os melhores jogadores, treinadores e árbitros do estadual.
Na seleção ideal, os finalistas dominaram, com oito jogadores eleitos. Somente Renato Augusto e Juninho Capixaba não jogaram por Água Santa e Palmeiras. O melhor técnico também foi do Netuno, com Thiago Carpini desbancando o atual bicampeão Abel Ferreira.
O melhor jogador foi Raphael Veiga, ficando com o principal prêmio da noite – além disso, também foi eleito craque da galera, com 44% dos votos, através de votação realizada no Twitter do Paulistão. Portanto, o camisa 23 alviverde foi o maior premiado, recebendo três honrarias. É o segundo ano seguido que o Verdão tem o craque do estadual, já que Dudu foi o grande vencedor de 2022.
Seleção do Paulistão 2023
- Melhor goleiro: Weverton (Palmeiras)
- Melhor lateral-direito: Reginaldo (Água Santa)
- Melhores zagueiros: Gustavo Gómez (Palmeiras) e Didi (Água Santa)
- Melhor lateral-esquerdo: Juninho Capixaba (Red Bull Bragantino)
- Melhor volante: Zé Rafael
- Melhores meias: Renato Augusto (Corinthians), Luan Dias (Água Santa) e Raphael Veiga (Palmeiras)
- Melhores atacantes: Rony (Palmeiras) e Bruno Mezenga (Água Santa)
- Melhor técnico: Thiago Carpini (Água Santa)
Chrystian Barletta, que disputou o torneio pelo São Bernardo, é a revelação – após a eliminação do time nas quartas-de-final, foi contratado pelo Corinthians. Por sinal, o Timão teve Roger Guedes como o autor do gol mais bonito, marcado após grande tabelinha com Renato Augusto na vitória por sobre o Botafogo, na sexta rodada. O atacante ainda subiu ao palco como artilheiro, juntamente de Galoppo, do São Paulo – este, porém, não esteve presente.
+Palmeiras goleia Água Santa no Allianz Parque e é bicampeão paulista
O atacante Bruno Mezenga, autor de dois gols no jogo de ida final, é o craque do interior. Ele está acertado com o Santos e defenderá o Peixe por empréstimo até o final do ano. Juntando os critérios de menos faltas, cartões amarelos e vermelhos, o Corinthians ganhou o Djalma Santos Fair Play. Por fim, a arbitragem também foi premiada, com o melhor trio sendo Raphael Claus, Danilo Ricardo Simon Manis e Neuza Inês Back – justamente os três que apitaram a decisão do Paulistão, neste domingo (9), no Allianz Parque.
Para saber tudo sobre o futebol brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Premiações
- Craque do Campeonato: Raphael Veiga (Palmeiras)
- Craque da Galera: Raphael Veiga (Palmeiras)
- Revelação: Chrystian Barletta (São Bernardo)
- Gol mais bonito: Roger Guedes – Corinthians x Botafogo
- Craque do interior: Bruno Mezenga (Água Santa)
- Troféu Djalma Santos Fair Play: Corinthians
Arbitragem
- Árbitro revelação: Guilherme Santana
- VAR: Márcio Henrique de Góis
- Melhor AVAR: Vitor Carmona
- Melhor trio de arbitragem: Raphael Claus, Danilo Ricardo Simon Manis e Neuza Inês Back