Seleção Brasileira

Seleção feminina traz ‘nova’ esperança e chega confiante para Olimpíada

Seleção Feminina fica com vice da Copa Ouro (Foto: Leandro Lopes/CBF

Arthur Elias varia tática e dá oportunidade para novas jogadoras da Seleção Feminina ao longo da Copa Ouro e cria expectativas para Olimpíadas de Paris

Foto: Leandro Lopes/CBF

Sob o comando de Arthur Elias, a Seleção Brasileira Feminina voltou a mostrar, com leves lampejos, um futebol que remete o da Rainha Marta e companhia. Isto é a esperança de que o futebol feminino pode estrar evoluindo aos poucos. Com belo desempenho e organização acima de tudo – apesar do sabor amargo – já nos faz pensar nas Olimpíadas de Paris em 2024, que será realizada entre 26 de julho e 11 de agosto.

Na Copa Ouro, o Brasil faz uma campanha perfeita, com cinco vitórias vitórias e uma derrota: Porto Rico, Colômbia e Panamá na fase de grupos, a Argentina nas quartas de final e o México nas semifinais. Na grande decisão, os Estados Unidos foram melhores e levantaram a taça. No total, a equipe comandada por Arthur Elias marcou 15 gols e sofreu apenas dois.

Em seis jogos, foram seis escalações diferentes. Variou também o sistema tático e colocou em campo 22 das 23 jogadoras convocadas. Mesmo com tantas mudanças, o Brasil foi evoluindo ao longo da competição. E duas características importantes de Arthur já começaram a aparecer: a defesa sólida e a variedade de goleadoras.

Ainda é cedo para fazer qualquer diagnóstico. A técnica Pia esteve no comando do Brasil por quatro anos, enquanto Arthur Elias ainda está nos primeiros seis meses de trabalho. Entretanto, no primeiro teste, ele correspondeu às expectativas. O treinador já pode, por sua vez, persistir em sua ideia para tentar subir ainda mais o nível das atletas brasileiras.

+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

As várias possibilidades que se criam para o time brasileiro, pensando em Jogos Olímpicos e também mais a frente, vão ajudar e muito a solidificar o trabalho de Arthur. Os próximos meses serão de muito trabalho para a comissão técnica, que podem retornar com mais novidades. A resposta de tudo isso só virá mesmo em julho, em Paris.

A Seleção, por sua vez, perdeu a chance de conquistar seu primeiro troféu sob o comando de Arthur Elias após ter chegado à decisão com 100% de aproveitamento. Com o vice, as brasileiras voltaram a bater na trave diante das norte-americanas, feito que aconteceu em 2000. Na época, os EUA também venceram por 1 a 0.

A Copa Ouro foi a primeira competição oficial do técnico Arthur Elias à frente da seleção brasileira. O próximo compromisso será a disputa da SheBelieves Cup, torneio quadrangula realizado nos Estados Unidos. O Brasil vai estrear no quadrangular contra o Canadá, dia 6 de abril, em Atlanta.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo