Copa do Mundo Feminina - Austrália & Nova Zelândia 2023

Seleções do Grupo A se enfrentam de olho nas oitavas; veja o que cada uma precisa fazer

Nova Zelândia e Filipinas brigam por uma vaga nas oitavas de final (Marty Melville/AFP via Getty Images)

Todas têm chances de classificação e dependem apenas das próprias forças; apenas a Noruega precisa obrigatoriamente vencer

Marty Melville/AFP via Getty Images

A terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2023 começará a ser disputada neste domingo (30). Pelo Grupo A, as quatro seleções da chave têm chances de seguir no torneio em busca de uma vaga nas oitavas de final. Os jogos que envolvem o grupo terão início às 4 da manhã (horário de Brasília). Uma das anfitriãs, a Nova Zelândia encara a Suíça no Estádio Forsyth Barr, em Dunedin/NZL, enquanto a Noruega terá duelo contra as Filipinas no Eden Park, em Auckland/NZL.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.

Os jogos da segunda rodada embolaram a classificação do Grupo A. As suíças lideram com quatro pontos, enquanto as neozelandesas e filipinas somam três pontos. As norueguesas ainda não venceram e estão em um cenário um pouco mais complicado, mas dependente apenas das próprias forças. Abaixo, veja o que cada seleção precisa fazer para se classificar.

Suíça

Líder com quatro pontos, a Suíça venceu as Filipinas por 2 a 0 na estreia e empatou sem gols contra a Noruega. Depende apenas das próprias forças para seguir na Copa. Uma vitória ou um empate são suficientes. Em caso de derrota diante da Nova Zelândia, precisam torcer por tropeço das Filipinas.

Nova Zelândia

Uma das anfitriãs da atual edição do Mundial está na segunda colocação do grupo, com três pontos somados. Poderia ter garantido a classificação antecipada se repetisse o resultado da estreia, quando venceu a Noruega, mas foi derrotada pelas Filipinas por 2 a 0. Ainda assim, tem situação tranquila. Uma vitória simples garante as neozelandesas na próxima fase. Em caso de empate, três combinações ainda resultam em classificação: empate entre Filipinas x Noruega, derrota de Filipinas ou triunfo norueguês por um gol de diferença. Derrota resulta automaticamente em eliminação.

Filipinas

Na primeira participação da seleção asiática na história da Copa do Mundo (masculina e feminina), as Filipinas podem aumentar a façanha com uma espetacular classificação às oitavas de final. Após derrota na estreia contra a Suíça, a equipe venceu a Nova Zelândia e tem a mesma pontuação que as anfitriãs, mas está no terceiro lugar por causa do saldo de gols (0 a -1). Para se classificar, precisa vencer. O empate pode classificar às oitavas, mas precisa de uma combinação de resultados: ou vitória da Suíça ou vitória da Nova Zelândia a ponto de que o saldo de gols das europeias seja menor.

Noruega

As campeãs de 1995 têm a situação mais dramática. Dos quatro times do Grupo A, as nórdicas são as únicas que ainda não venceram. Foram derrotadas na estreia pela Nova Zelândia e empataram sem gols com a Suíça. Apenas a vitória interessa. Um resultado positivo aliado ao triunfo da Suíça é a combinação ideal, mas, se as suíças empatarem, o saldo de gols irá definir se Noruega ou Nova Zelândia avança.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo