Max Verstappen alinhou seu carro na sexta vaga enchendo os fãs de automobilismo de esperança. Mesmo com a vitória na sprint, sair atrás de pilotos com um ritmo muito forte e contando com o problema de superaquecimento de freios poderia indicar que o hino holandês não seria tocado hoje.
Lando Norris mostra que não só seu carro evoluiu, como também é um piloto mais arrojado. Partindo para cima de Leclerc e Hamilton, assumiu a liderança na largada e só foi perde-la na primeira janela de pitstops.
Hamilton se recuperaria de uma péssima largada nas voltas subsequentes, passaria Sainz e Leclerc, trazendo consigo um veloz Max Verstappen, disposto a brigar pela vitória caso alguém vacilasse. Verstappen esse que aplicou um undercut, sendo um dos primeiros dos ponteiros a parar.
Os boxes definiram a prova para muita gente. Hamilton com um pitstop bastante lento viu as chances de vitória escorrendo pelos seus dedos, já que uma vez na ponta, seria muito difícil pegar o veloz holandês do carro de número um, em mais um fim de semana bastante inspirado.
Os 3.6 segundos desastrosos da Mercedes colocaram o heptacampeão bem atrás de Sainz, Verstappen e Norris, com esse ultimo reassumindo a liderança, provisória, já que SuperMax vinha fulminante tirando décimo atrás de décimo a cada volta que passava.
Lando durou mais quatro voltas como líder, quando na curva 12, Verstappen passou e se defendeu do X do britânico, assumindo o topo da corrida. O ritmo avassalador no entanto era atrapalhado por queixas a respeito do funcionamento e temperatura dos freios.
Enquanto muitos acreditavam ser blefe, os mais atentos ao onboard percebiam uma brusca mudança no jeito de pilotar do tricampeão do mundo, fora isso, uma sutil diminuída de ritmo entregava que não seria um passeio no parque convencional até a linha de chegada.
Na segunda janela de pits, todas as equipes erraram. Verstappen que imaginou ter sido atrapalhado pela própria equipe no fim contou com os erros de Ferrari e Mercedes para conter Sainz e Hamilton, este ultimo tentando um overcut com objetivo de tirar vantagem nas últimas 10 voltas.
Nas voltas finais, com pneus mais novos e mais mácios que dos seus adversários, Hamilton começou uma caçada alucinante atrás da vitória. Anotou volta mais rápida, passou Leclerc, buscou 3,8 segundos contra Norris e faltando cinco voltas para o final, transformou uma diferença de 5s para Verstappen em 2,5.
Faltou pista para Hamilton, sobrou tranquilidade para Verstappen que venceu sua 50a corrida, a 15a no ano e amplia sua vantagem sobre Sérgio Perez.
Perez esse que está ameaçado por Lewis Hamilton, que diminuiu mais ainda a distancia para o Mexicano na briga pelo segundo lugar no mundial de pilotos. Outra que perdeu o gás foi a Aston Martin, que marcou apenas dois pontos e de quebra foi ultrapassada pela McLaren nos construtores.
Abaixo o resultado da corrida:
A formula 1 volta as pistas no próximo fim de semana, no autódromo Hermanos Rodriguez, no México.