Copa do Mundo - Qatar 2022

Sem Neymar e Danilo, veja como Tite pode escalar o Brasil para os próximos jogos

foto: VINCENZO PINTO/AFP via Getty Images

O atacante Neymar e o lateral direito Danilo estão fora da fase de grupos da Copa do Mundo, após lesão nos tornozelos no jogo de estreia da Seleção, diante da Sérvia. O Brasil venceu por 2 x 0, com os dois gols sendo de Richarlison. A dupla não jogará contra Suíça, na próxima segunda-feira (28), e Camarões, na sexta-feira (2).

Soluções para a lateral-direita

Com um elenco recheado de opções, Tite tem quatro opções para usar como substituto de Danilo. O mais provável é o lateral de ofício Daniel Alves, que apesar de muitas críticas após a sua convocação, é o nome mais cotado para ser escalado. O veterano de 39 anos, se tornará o jogador mais velho a defender o Brasil em um Mundial, caso jogue.

Se quiser ser ousado e usar jogadores improvisados pelo lado direito do campo, Tite tem no plantel três zagueiros que já jogaram como lateral em suas carreiras. Começando com Éder Militão, que já desempenhou este papel diversas vezes em sua carreira, inclusive com a camisa da Seleção, no amistoso contra a Gana, o penúltimo jogo antes de começar esta Copa. Militão pode surgir como titular nos próximos dois jogos, atuando como lateral-direito.

As últimas opções para esta posição seria os dois zagueiros Marquinhos e Bremer, em que já realizaram em seus clubes tal função, mas que seria algo muito improvável, visto que pela importância da competição, Tite não deve fazer mudanças tão drásticas.

Substitutos para Neymar

Neste caso, também há muitas opções, porém os mais cotados são Paquetá, Rodrygo e Everton Ribeiro. Caso Tite queira manter a mesma ideia tática que foi apresentada no jogo contra a Sérvia, Rodrygo é o favorito para começar como titular, no lugar de Neymar, mantendo Casemiro e Paquetá como os dois volantes, visto que Rodrygo é um jogador muito ofensivo, de velocidade e drible, características parecidas com a do camisa 10 do Brasil.

Outra opção seria adiantar Lucas Paquetá para a posição de meia ofensivo e escalar Fred como volante ao lado de Casemiro. Seria uma escalação menos ofensiva, já que Paquetá tem por característica um jogo mais cadenciado e de toque de bola. Correndo por fora, tem Everton Ribeiro, que não jogou na estreia do Brasil, mas ele também desempenha o mesmo papel de Neymar.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo