Futebol Internacional

Sem Sérgio Ramos, quem será o novo titular do Real Madrid?

FOTO: DIVULGAÇÃO / REAL MADRID

O processo de reformulação do Real Madrid teve o seu grande passo nesta quinta-feira (17), com a confirmação da saída de Sérgio Ramos do clube. Após 16 temporadas defendendo a camisa merengue, o defensor confirmou que não renovará o seu vínculo e assim vai ficar livre para buscar novos desafios na carreira aos 35 anos.

Mesmo que Ramos não fosse mais a grande referência defensiva em termos técnicos, sua importância em campo ainda era muito grande, até pelo fato de ser o capitão da equipe. Agora, sem Sérgio Ramos, o Real terá que projetar um sistema defensivo não tendo mais o jogador que foi símbolo do clube enquanto esteve em Madrid.

Com a chegada do técnico Carlo Ancelotti ao clube, caberá ao experiente comandante italiano o processo de mudança e a entrada em uma nova era para o Real Madrid. O treinador já indicou alguns reforços com os quais deseja contar em sua nova passar pelo clube merengue, mas sabe que, mesmo sem Ramos, o Real conta com boas opções para o sistema defensivo. A disputa pela lacuna deixada pelo capitão, promete ser bastante acirrada.

Atualmente, o Real conta com três opções para a função de zagueiro, sendo um deles o francês Raphael Varane, único que é considerado titular e deve permanecer nesta condição. Por fora, ainda brigam pela vaga o espanhol Nacho Fernández e o brasileiro Éder Militão. Cabe lembrar que o Real Madrid contratou recentemente o austríaco David Alaba, mas ainda segue no mercado de transferências em busca de novas opções.

Nacho Fernández em vantagem

FOTO: LLUIS GENE/AFP via Getty Images

Dentre as opções de Carlo Ancelotti, Nacho Fernández é o jogador mais identificado com o Real Madrid. Revelado pelo clube merengue, o jogador atua com a camisa do Real Madrid desde a temporada 2001/02, quando chegou para jogar nas categorias de base. As vezes questionado pela torcida, o espanhol nunca conseguiu um grande protagonismo, mas viveu momentos de muito destaque.

Aos 31 anos, Nacho aparece mais maduro e dando segurança ao sistema defensivo, mesmo que ainda não passe tanta confiança ao torcedor. A sua melhor temporada foi em 2017/18 aonde, além do título da Liga dos Campeões, o jogador conseguiu se consolidar com mais tempo na equipe titular e foi o autor de quatro gols, incluindo um naquela edição da Champions.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Éder Militão, o futuro do clube

Liverpool Real
FOTO: Darren Staples / Sportimage

Para suprir a ausência de Sérgio Ramos, Carlo Ancelotti tem um brasileiro a sua disposição no elenco do clube. Atuando pela equipe merengue desde a temporada 2019/20, Éder Militão teve um grande crescimento técnico na última temporada, ganhando destaques e elogios da imprensa espanhola. Em alguns momentos, coube ao defensor de 23 anos substituir Sérgio Ramos em jogos da Liga dos Campeões e o brasileiro não decepcionou.

Éder Militão conseguiu ainda fazer dois gols pelo Real Madrid durante a temporada, sendo um deles pela LaLiga, na vitória por 2 a 0 sobre o Osasuna. Na Liga dos Campeões, o brasileiro disputou seis partidas pelo Madrid, o dobro do que havia conseguido em sua primeira temporada no clube, mostrando claramente sua evolução. Ao lado do espanhol Nacho Fernández, Militão contribuiu para a consistência defensiva nas quartas de final da Liga dos Campeões, aonde o Real sofreu apenas um gol nas duas partidas diante do Liverpool.

O bom momento do jogador também tem efeitos na seleção brasileira. Na ausência de Thiago Silva, Éder Militão tem sido a opção de Tite nos últimos jogos e vem correspondendo com atuações seguras. A boa experiência internacional defendendo a camisa pentacampeã do mundo, também o coloca em boas condições de brigar pela vaga de titular no Real Madrid.

David Alaba, o grande reforço para o sistema defensivo

FOTO: DIVULGAÇÃO / BAYERN DE MUNIQUE

Antes mesmo de perder Sérgio Ramos, a diretoria do Real Madrid já se movimentava no mercado de transferências em busca de opções defensivas. Aproveitando o final do contrato do austríaco Alaba com o Bayern de Munique, a diretoria do clube merengue fechou com o jogador até o ano de 2026. Alaba, que tem 28 anos, possui uma grande experiência em jogos da Liga dos Campeões e já conquistou o torneio duas vezes pelo Bayern.

Polivalente, Alaba atuou como lateral esquerdo durante a maior parte de sua carreira, mas vinha sendo aproveitado na posição de zagueiro nas últimas temporadas no clube alemão. Diante dessa possibilidade, o jogador austríaco é mais um que deve lutar durante a próxima temporada para suprir a lacuna deixada por Sérgio Ramos.

Reforços a caminho?

FOTO: DIVULGAÇÃO / EVERTON

Recordista de títulos na Liga dos Campeões com 13 conquistas, o Real Madrid não levanta uma taça da competição desde a temporada 2017/18 e tem como grande objetivo voltar ao topo da Europa na próxima temporada. Assim, a diretoria do clube merengue sabe que será preciso reforçar o time para qualificar ainda mais o elenco. Reforços no sistema defensivo estão sendo considerados no momento, ainda mais pela confirmação da saída de Sérgio Ramos.

A expectativa inicial é que o Real Madrid contrate pelo menos mais um zagueiro, mesmo tendo como certa a chegada de Alaba. Os dirigentes devem se organizar junto ao técnico Carlo Ancelotti nos próximo dias para definir o perfil da nova contratação. A princípio, o alvo do Real Madrid deve ser um atleta jovem e de futuro promissor.

Acostumado a trabalhar com jogadores jovens, Carlo Ancelotti, que estava no Everton, tinha no clube inglês o zagueiro Michael Keane, de 28 anos, como o mais experiente do setor. O treinador vinha trabalhando ainda na evolução de Ben Godfrey, de 23 anos, e Mason Holgate, de 24, como possíveis jogadores para o futuro do clube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo