A segunda divisão nacional tem a menor média entre as três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro. Entre os atuais técnicos no comando das 20 equipes em 2020, a média de idade é de 48,2 anos. A primeira divisão tem média de 49,45 anos entre os treinadores, já a Série C tem média de 48,7 anos.
Esses números ilustram uma tendência de alguns anos, os clubes têm apostado em renovação, com propostas mais próximas do que é mais moderno internacionalmente. O mais jovem treinador na Série B é Matheus Costa, de apenas 33 anos. Somente pela competição, o treinador conseguiu acesso à Série A com o Paraná em 2017, além de passagem pelo Confiança e atualmente no Operário Ferroviário. Nas três séries, o treinador mais novo é Ariel Mamede Souza (foto), do Boa Esporte. Técnico trabalhou no Vila Nova e há quatro jogos está no clube mineiro.
Apesar da menor média, a Série B tem os dois treinadores mais velhos entre os 60 clubes das Séries A,B e C. Felipão tem 71 anos e treina o Cruzeiro e Geninho com 72 anos treina a equipe do Avaí. Sem eles, a média de idade cai ainda mais entre os “professores” da Série B. O número cai para 45,6 anos. Esse número se explica por conta dos quatro treinadores com menos de 40 anos. Além de Matheus Costa (33), Daniel Paulista (38), Eduardo Barroca (38) e Elano (39) puxam a média para baixo.
Enquanto apenas três são acima dos 60 anos, além de Felipão e Geninho, Marcelo Oliveira é outro experiente com 65 anos. Técnico teve passagens por Palmeiras, Cruzeiro e Fluminense, assumindo recentemente a Ponte Preta.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.