Mais Esportes

Skate em Tóquio: Entenda como será a disputa da modalidade que estreia em 2021

Skate
Foto: Luiz Francisco_Boneless_Julio Detefon

O skate chega nas Olimpíadas de Tóquio como uma das cinco novas modalidades dos Jogos junto com surfe, escalada esportiva, beisebol/softboll e caratê. A estreia do esporte individual será dia 24 de julho às 21h na Ariake Sports Park Skateboarding, Koto, Tóquio. Dos 80 atletas classificados – 20 homens e 20 mulheres no street e 20 homens e 20 mulheres no park -, o Brasil levou o limite máximo de competidores por país, 12, ou seja, três em cada modalidade.

Os representantes brasileiros no park feminino são Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp. Já o masculino vem com Luiz Francisco, Pedro Barros e Pedro Quintas. A categoria street traz no feminino Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Letícia Bufoni e o masculino estreia com Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Kelvin Hoefler.

+ Dias e horários dos jogos e competições das Olimpíadas de Tóquio

AS MODALIDADES

A modalidade street foi pensada para representar as ruas. Dessa forma, a pista de competição é formada por escadas, meios-fios, corrimãos, bancos, declives e paredes, onde os competidores podem atuar para mostrar suas habilidades e “truques”. Já a park é formada por uma pista com formato oco que muitas vezes lembram tigelas. As curvas complicadas do local dificultam as manobras, assim como a inclinação quase vertical da lateral da pista.

FAVORITISMO

O favoritismo brasileiro está em peso no skate feminino com Pâmela Rosa e Rayssa Leal, a atleta mais jovem do Time Brasil em Tóquio de apenas 13 anos. As duas atletas estão no topo do ranking mundial – Pâmela em primeiro e Rayssa em segundo – seguidas pela japonesa Aori Nishimura de 19 anos em terceiro e pela experiente Letícia Bufonni do Brasil na quarta colocação.

+Histórico! Brasileiros realizam o primeiro treino do skate em Jogos Olímpicos no Ariake Sports Park

Já no park, as japonesas Misugu Okamoto e Sakura Yosozumi são as maiores cotadas ao ouro ao lado da britânica de 13 anos Sky Brown. O Brasil vem na 9a, 11a e 14a posição do ranking mundial, com Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp respectivamente, mas pode surpreender.

É inegável que os japoneses Yuto Horigome e Sora Shirai brigam pelo pódio no street masculino, mas o estadunidense Nyjah Huston é o primeiro do mundo atualmente e a briga vai ser boa. O Brasil tem chances com Kelvin Hoefler que vem logo atrás na quarta colocação do ranking. Já no park masculino o Time Brasil tem mais chances, com Luis Francisco e Pedro Barros na disputa para desbancar os estadunidenses Heimana Reynolds e Cory Juneau.

FORMATO DE DISPUTA

Ariake Sports Park Skateboarding. Foto: World Skate

As competições tanto no street quanto no park acontecerão em um dia de duração dividido pelas categoria e gêneros. O skate park masculino vai abrir as disputas no dia 24 de julho e o feminino compete no dia 25 de julho. Já a categoria street estreia dia 3 de agosto com os homens e dia 4 de agosto é a vez das mulheres competirem.

Os atletas serão divididos em quatro baterias de cinco competidores cada que realizarão a prova individualmente em um tempo determinado. As manobras serão julgadas por juízes certificados pela World Skate que levarão em conta critérios como originalidade, dificuldade das manobras, uso da pista, estilo, fluidez na volta e execução.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

+ Promessa de ouro no Skate, Rayssa Leal define experiência de estar em Tóquio: ‘Incrível’

CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES

24 de julho, sábado – Park masculino

Bateria 1- 21h

Bateria 2- 21h41

Bateria 3- 22h22

Bateria 4- 23h03

Final park masculino- 00h25

25 de julho, domingo – Park feminino

Bateria 1- 21h

Bateria 2- 21h41

Bateria 3- 22h22

Bateria 4- 23h03

Final park feminino- 00h30

3 de agosto, terça-feira – Street feminino

Bateria 1- 21h

Bateria 2- 21h41

Bateria 3- 22h22

Bateria 4- 23h03

Final street feminino- 00h30

4 de agosto, quarta-feira –Street masculino

Bateria 1- 21h

Bateria 2- 21h41

Bateria 3- 22h22

Bateria 4- 23h03

Final street masculino- 00h30

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo