Sport

Em fases distintas, Sport e Santa Cruz se enfrentam em novo Clássico das Multidões

Sport x Santa Cruz, o Clássico das Multidões
Rafael Bandeira/Sport Recife

Uma semana após medirem forças na Ilha do Retiro pelo Campeonato Pernambucano, Sport e Santa Cruz voltam a se enfrentar em mais um Clássico das Multidões. Neste sábado (18), a partir das 17h30, rubro-negros e tricolores duelam na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata/PE, em jogo atrasado da quarta rodada da Copa do Nordeste 2023.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

O momento das duas equipes é completamente oposto. O Leão da Ilha acumula seis vitórias seguidas, lidera o estadual com larga vantagem e o Grupo A do Nordestão, enquanto o Tricolor do Arruda vem de três derrotas consecutivas, que resultaram no revés no primeiro clássico pernambucano e a eliminação na Copa do Brasil diante do América-MG. Na tabela de classificação do torneio regional, o Sport está na primeira colocação do Grupo A com 15 pontos, antecipadamente classificado às quartas de final, enquanto o Santa Cruz tem oito pontos, ocupa a quinta posição do Grupo B e precisa vencer para depender apenas das próprias forças para avançar de fase.

No histórico do Clássico das Multidões, as equipes se enfrentaram 565 vezes ao longo dos tempos. Os leoninos venceram 235 vezes, a cobra coral ganhou 169 partidas e outras 161 terminaram empatadas. No último duelo, disputado sete dias atrás, a equipe da Praça da Bandeira fez valer o mando de campo e ganhou por 2 a 0, com gols marcados por Jorginho e Luciano Juba.

Garras afiadas?

O melhor ataque do futebol brasileiro até o momento, com 43 gols marcados em todas as competições disputadas, está na liderança da chave no Nordestão por ter seis tentos a mais de saldo que o Fortaleza. Ambos estão empatados com 15 pontos, mas o Sport tem a chance de assumir a liderança isolada ao manter a sequência de vitórias. Porém, a equipe comandada por Enderson Moreira terá desfalques e as substituições podem alterar de forma considerável a estrutura do escrete inicial.

A começar pelo próprio treinador. Expulso contra o Sergipe, não poderá ficar à beira do gramado. A dupla de zaga está ameaçada de também não jogar. Sabino também recebeu cartão vermelho diante dos sergipanos e Rafael Thyere é dúvida com dores no tornozelo. Se Thyere não jogar, Fabinho poderá atuar improvisado na defesa e gera outras mudanças, como a entrada de Pedro Martins ou Fábio. No ataque, existe a dúvida entre Edinho e Facundo Labandeira. Desta forma, a possível escalação do Sport deve ter Renan; Eduardo, Chico, Renzo (Fabinho ou Rafael Thyere) e Igor Cariús; Ronaldo Henrique, Fabinho (Pedro Martins ou Fábio) e Jorginho; Edinho (Facundo Labandeira), Vagner Love e Luciano Juba.

Cobra venenosa?

O problema do Santa Cruz tem mais a ver com resultados. Eliminado pelo América-MG na Copa do Brasil e nono colocado no Campeonato Pernambucano, o Tricolor do Arruda acumula três derrotas seguidas e precisa da vitória no Nordestão tanto para melhorar o ambiente e diminuir a pressão como para depender apenas de si para seguir no torneio regional. Com oito pontos, a equipe pode saltar do quinto ao terceiro lugar e dividir a vice-liderança com o ABC, o que deixaria o clube em situação mais confortável na última rodada.

Além disso, o técnico Ranielle Ribeiro segue bastante pressionado pelos maus resultados e pelas chances desperdiçadas em pontuar na Copa do Nordeste, como o revés diante do Ferroviário, quando abriu vantagem no início do duelo, desperdiçou inúmeras chances claras e sofreu a virada nos minutos finais. Em busca dos três pontos e de paz por alguns dias, o treinador coral deve promover a entrada de Chiquinho na ponta em substituição a Maranhão, enquanto Arthur é desfalque por estar suspenso. Dessa maneira, o provável Santa Cruz conta com Michael; Jefferson Feijão, Ítalo Melo, Alemão e Marcus Vinícius; João Erick, Anderson Paulista e Felipe Gedoz; Lucas Silva, Pipico e Chiquinho.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo