Mais Esportes

Sprint com quatro ciclistas define campeão do L’Étape Brasil by Tour de France 2022

O L’Étape Brasil by Tour de France, ou seja, a etapa brasileira da Volta da França, foi definida em um sprint com quatro ciclistas neste domingo, em Campos do Jordão (SP). Na distância de 107 quilômetros, o chileno Vicente Rojas cruzou a linha de chegada praticamente no photo-finish superando Euller Magno, Caio Godoy e Bruno Lemes.

Na categoria feminina, a ganhadora do percurso longo foi Fernanda Maceira Martello, que repetiu a dobradinha do pódio do L’Étape Rio 2022 com Cristiane Pereira da Silva. Victoria Martins Remaili foi a terceira colocada.

Mais de 3.600 ciclistas de todo o país e do exterior participaram da oitava edição do evento, que também passou por cidades da região como Santo Antônio do Pinhal. A prova é considerada a maior da América Latina.

Atletas de 18 a 85 anos pedalaram o L’Étape Brasil, que ofereceu a versão reduzida de 66 quilômetros para os praticantes de ciclismo de estrada. Foram 12 ondas de largada desde as 6h, com temperaturas abaixo de 6 graus no início da prova, mas céu azul durante 100% do percurso.

”O L’Étape Brasil by Tour de France foi um dos mais equilibrados de toda a série histórica. É nítido que a cada ano que passa, os atletas amadores estão cada vez mais preparados. Mais do que o resultado esportivo, a prova é uma experiência, uma oportunidade para que os ciclistas pedalem em um dos maiores e mais bem estruturados eventos da América Latina”, disse Bruno Prada, organizador da prova.

Durante os três dias de evento, mais de 18 mil pessoas visitaram o Village do L’Étape. O local foi o ponto de encontro dos participantes, além de receber os expositores.

O chileno Vicente Rojas conquistou seu maior resultado na carreira no L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander. Com apenas 20 anos, o representante da Swift Carbon colocou como meta superar os adversários com sua força de escala e velocidade no sprint. Foi o primeiro estrangeiro a ganhar em Campos do Jordão (SP).

”Foi uma prova muito dura! Faz dois meses que penso em ganhar o L’Étape Brasil. Treinei muito para conseguir essa vitória. Mudei a estratégia quando não consegui atacar na Serra Velha, aguentei bem e usei meu pico de velocidade para atacar no final. O sprint foi muito duro. Só mente e coração”, disse Vicente Rojas.

Pódio igual ao do Rio de Janeiro

Antes de largar, o L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander bateu recorde de mulheres pedalando. Mais de 600 inscritas no evento, que tem a chancela do Tour de France. É o maior número registrado desde 2015, quando o L’Étape Brasil foi realizado pela primeira vez em Cunha (SP).

Na estrada, Fernanda Maceira Martello manteve o favoritismo que veio desde o mês de junho, no Rio de Janeiro (RJ), quando a atleta venceu a etapa carioca. O tempo final foi de 3h23min03s189. Segunda colocada no L’Étape rio, Cristiane Pereira da Silva repetiu o lugar no pódio, com 3h25min43s063 e Victoria Martins Remaili pegou o bronze, com 3h29min14s381.

RESULTADOS OFICIAIS

Masculino 107 km
1º – Vicente Rojas (Swift Carbon) – 2h54min47s787
2º – Euller Magno (UniFUNVIC) – 2h54min48s015
3º – Caio Godoy (Indaituba) – 2h54min48s432

Feminino 107 km
1ª – Fernanda Maceira Martello – 3h23min03s189
2ª – Cristiane Pereira da Silva – 3h25min43s063

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo