Fluminense

STJD reduz valor de multa ao Fluminense por gritos de ‘time assassino’

Foto: Lucas Merçon/Fluminense

O processo contra o Fluminense pelos gritos da torcida de “time assassino” no clássico com o Flamengo – em alusão à tragédia do Ninho do Urubu – está encerrado. O Pleno do TJD-RJ puniu o Tricolor com uma multa de R$ 25 mil, mas os advogados tricolores recorreram. Nesta quinta-feira, em sessão por videoconferência, o Pleno entendeu que existiu a infração, mas que as atitudes do clube na ocasião amenizaram a gravidade. Por maioria de votos, a multa foi mantida, mas em um valor menor: R$ 5 mil.

– O Fluminense alega tipicidade em razão da conduta e pelas medidas adotáveis pelo clube em razão do incidente. Fato notório que o Fluminense tomou atitudes honrosas com relação ao incidente com notas divulgadas e cartas para as famílias… Ultrapasso essas questões alegadas pelo Fluminense justamente pelo que, ainda que tenha adotado essas ações, a própria torcida violou essa norma e o clube deve responder pelos atos. Essa violação, contudo, entendo que deve ser radicalmente reduzida. Caso absolutamente inédito e entendo como extraordinário. Por tal motivo deve ser rechaçado, mas em sua proporcionalidade e levado em consideração que praticou uma única vez e não reprisou – argumentou o relator do processo, Felipe Bevilacqua, ao site do STJD.

Na ocasião, o clube tricolor foi enquadrado em dois artigos: pelo teor discriminatório das palavras – 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – e por descumprir o Regulamento Geral das Competições, Código Disciplinar da Fifa e Estatuto do Torcedor.

O Fluminense havia sido advertido apenas em fevereiro, quando o clube recorreu. Após o primeiro julgamento, o presidente tricolor, Mário Bittencourt, usou as redes sociais para pedir aos torcedores para não repetirem os gritos, uma vez que o Fluminense, em caso de reincidência pelos próximos seis meses, pegaria uma punição maior.

O fato ocorreu na vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Flamengo, no Maracanã, pela quarta rodada da Taça Guanabara.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo