Automobilismo

Substituto de Hamilton, Russell brilha, lidera sessões de treinos livres no GP de Sakhir e joga pressão sobre Bottas

FOTO: DIVULGAÇÃO

Nesta sexta-feira (04), aconteceram as duas sessões de treinos livres para o GP de Sakhir, no Bahrein. As equipes começam a preparar carros e estratégias visando a 16ª etapa da temporada 2020, que acontece no próximo domingo (06). O grande destaque do dia foi o inglês George Russell, que substituiu Lewis Hamilton, que está com Covid-19. O bom desempenho do piloto jogou pressão sobre Bottas, que fez apenas o 11º melhor tempo na segunda sessão.

O primeiro piloto a sair para a sessão foi o brasileiro Pietro Fittipaldi, que disputa a prova nesse final de semana no lugar de Romain Grosjean, que sofreu um grave acidente na corrida do último domingo (29). O brasileiro anotou o tempo de 56s949.

Aos poucos os demais pilotos foram indo para a pista e Esteban Ocon ficou com o tempo mais rápido por um certo período, quando anotou 55s210. Tentanto se superar e recolocar a Ferrari no topo, Sebástian Vettel acabou rodando, mas não teve grandes danos. O outro piloto da equipe italiana, Charles Leclerc, até tentou fazer algum tempo, mas teve problemas em seu carro e precisou se arrastar até voltar aos boxes.

Quem também teve problemas logo depois foi Lando Norris. O piloto da McLaren sofreu com danos no assoalho e precisou interromper sua volta. De acordo com informações preliminares da equipe, Norris avançou demais sobre a zebra e o fato causou alguns danos.

Com pneu médio, Verstappen cravou 55s043 e fez a volta mais rápida no período, enquanto Bottas, com pneus duros, vinha com o terceiro melhor tempo. Com a volta mais rápida da primeira sessão, Russell era apenas o sexto. A maioria dos pilotos foi para os boxes para trocar pneus e iniciar, dessa maneira, a simulação de classificação.

Já na pista para tentar baixar seu tempo, Vettell perdeu o controle mais uma vez, rodou na pista e por poucos centímetros não acertou o carro de Magnussen. Nesse período quem liderava a sessão era Sérgio Pérez, tendo Verstappen, Kvyat, Stroll e Ricciardo fechando o Top 5.

Reta final da sessão e Bottas pressionado

O brasileiro Pietro Fittipaldi conseguiu uma volta mais rápida do que havia feito anteriormente e conseguiu 56s110, subindo para a 17ª colocação. Enquanto isso, a Ferrari seguia com dificuldades na pista, fato que fez com que Vettel reclamasse pelo rádio. O piloto alemão destacou que não consegue completar uma volta sem problemas no carro.

Pressionado pela presença de Russell, Bottas voou na pista e fez o tempo de 54s506, mas teve o tempo cancelado por exceder os limites da pista. Com caminho livre, Russell fez 54s713 e assumiu a ponta.

Já na reta final da sessão, os pilotos começaram a fazer as simulações de corrida. Nessas condições, Bottas se mostrou ligeiramente mais rápido do que Russell, grande diferencial que o finlandês tem para buscar uma vitória no domingo. Enquanto isso, Leclerc seguia nos boxes e a Ferrari informou que o piloto não iria mais à pista nessa sessão. Leclerc sequer conseguiu anotar um tempo.

Tentando fazer a volta mais rápida da segunda sessão de treinos livres, Bottas teve mais uma volta cancelada por exceder os limites da pista. Pouco depois, já na reta final da sessão, o finlandês foi parar na brita e jogou detritos na pista, tendo um deles acertado o dedo de Gasly, que vinha logo atrás.

No final, George Russell ficou com o melhor tempo, seguido por Verstappen, Pérez, Ocon e Albon no top 5. Bottas ficou apenas com o 11º tempo, enquanto o brasileiro Pietro Fittipaldi ficou em 18º, apenas a frente de Aitken e Leclerc.

O treino que define o grid de largada para o GP de Sakhir acontece neste sábado (05), às 14hs (de Brasília). Antes, porém, às 11hs (de Brasília), acontece a terceira sessão de treinos livres. A corrida está prevista para domingo (06), às 14h10 (de Brasília).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo