Com um ano de muitas críticas e pressão em cima do futebol que vem mostrando, o São Paulo vai estrear em sua próxima competição: Sul-americana. E afinal, como têm sido as ultimas participações do Tricolor Paulista? Para isso, o Esporte News Mundo separou as 6 últimas temporadas do Clube.
2011 – Adilson Batista
Quando se lembra da temporada de 2011, na mente do torcedor já vem um nome: Adilson Batista. A passagem do técnico na Sul-americana não foi nada animadora, com 6 jogos e apenas 2 vitórias. O jogo de ida pela segunda fase contra o Ceará, o Clube paulista voltou para a cidade de São Paulo de cabeça inchada, pois teria que reverter o placar sofrido por 2 a 1. Independente da vitória ter vindo no jogo de volta por 3 a 0, Adilson se despede do comando técnico e o interino Milton Cruz assumiu e ganhou o próximo duelo contra o Libertad (PAR) nas oitavas de final. Porém, o jogo de volta foi o fim da competição para o São Paulo, quando Emerson Leão já assumia a equipe.
2012 – Ney Franco
Após uma temporada para esquecer, 2012 é um ano a se lembrar. Sob o comando de Ney Franco, o São Paulo consegue seu primeiro e único título da Sul-americana em cima do Tigre (ARG). O primeiro confronto da final terminou em 0 a 0 e com isso, o time paulista teria que reagir em casa para poder conquistar o título. Em uma campanha equilibrada com 10 jogos, 5 vitórias e 6 empates, o Tricolor Paulista voltou a levantar uma taça depois de 4 anos.
2013 – Muricy Ramalho
Depois de 8 anos, na temporada de 2013, Muricy volta ao São Paulo logo com duas pedreiras pela frente: Universidad Católica (CHI) e Atlético Nacional (COL).
O confronto de ida contra o Universidad acabou em empate por 1 a 1, mas o time paulista soube se impor em pleno Estádio San Carlos de Apoquindo, no Chile, ganhando por 4 a 3 e sacramentando sua vaga à próxima fase. O São Paulo enfrentaria mais tarde o Atlético Nacional em casa ganhando por 3 a 2 e no jogo de volta, assegurou o empate em 0 a 0. Mas contra a Ponte Preta foi diferente. A equipe de Muricy acabou deixando a oportunidade passar de chegar a mais uma final, perdendo por 4 a 2 no agregado dos dois confrontos.
2014 – Muricy Ramalho
Na temporada de 2014, até as quartas de finais os resultados estavam sendo animadores, em 5 jogos eram 4 vitórias e apenas 1 derrota na competição, mas o time, que era comandado por Muricy Ramalho não conseguiu mais engrenar a sequência de vitórias, assim que encarou o Emelec ( ), perdendo o jogo de volta por 3 a 2. Contra o Atlético Nacional (COL), o sonho de novamente disputar uma final da Sulamericana acabou em uma disputa de pênaltis, onde o time argentino ganhou por 4 a 2. Sob o comando do técnico Muricy Ramalho, aquela havia sido sua melhor campanha na competição nos 7 anos em que passou pelo clube.
2017 – Rogério Ceni
Depois de 2 temporadas seguidas com campanhas boas chegando às semi-finais, a temporada 2017 é algo que o torcedor quer esquecer. Por mais que o comando técnico estivesse nas mãos de, nada mais nada menos que Rogério Ceni, ídolo, o São Paulo não conseguiu chegar nem a segunda fase da competição, com apenas 2 empates em 2 jogos, contra o Defensa y Justicia (ARG), sendo aquela, sua pior fase das últimas temporadas na competição.
2018 – Diego Aguirre
Por fim, sua ultima participação na temporada 2017/2018 foi mais um deslize e decepção para o torcedor tricolor. Na primeira fase, o técnico Diego Aguirre teve pela frente o CA Rosário Central (ARG). O empate por 0 a 0 na Argentina deixou toda a responsabilidade para o São Paulo, que ganhou a partida no Morumbi por 1 a 0. Porém, o próximo desafio não foi nada fácil. No confronto de ida, o Colón venceu por 1 a 0 forçando o Tricolor a fazer pelo menos 1 gol no jogo de volta para levar a decisão para os pênaltis. E foi exatamente o que aconteceu, mas o São Paulo perdeu por 5 a 4 e foi eliminado na segunda fase da competição.
2020/2021
O retrospecto do time nos últimos 2 anos na competição não anima o torcedor, que deseja rever o São Paulo voltar a disputar o título e levantar sua segunda taça na Sul-americana.
Nesta temporada, o começo de mais um desafio será contra o Lanús (ARG) ao comando técnico de Fernando Diniz. Será que conseguirá fazer diferente nesta edição? Para isso, terá que voltar a apresentar um bom futebol para afastar a má fase, quem sabe até chegar a tão sonhada final e devolver a felicidade ao torcedor tricolor.
Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook