Atlético-MG

“Tenho amor pelo Galo até hoje”, Vander Carioca relembra o primeiro título da Liga Futsal do Atlético, há exatos 23 anos

Foto: divulgação / Atlético

Neste mesmo dia, em 1997, o Atlético/Pax de Minas conquistava seu primeiro título da Liga Futsal. Em um Mineirinho com quase 17 mil torcedores, o Atlético bateu o Banespa/Phercani por 4 a 1 e levantou a taça.

Equipe do Atlético campeã da Liga Futsal em 97 – Foto: divulgação/Atlético

O Atlético/Pax de Minas jogava sua primeira temporada na Liga Futsal e era visto apenas como uma 5° ou 6° força do torneio. Cheio de jovens jogadores, o Atlético surpreendeu já na fase classificatória e venceu 11 de deus 18 jogos, com apenas 4 derrotas e 2 empates. Terminando em 3° lugar.

Já nas quartas de final, teve pela frente um dos favorito, o Corinthians/Reiplas. Mas passou com facilidade pelos paulistas com duas vitórias: 5 a 4 em São Paulo e 4 a 1 em Minas.

Nas semis, outro favorito pela frente, o Carlos Barbosa. Na ida, em Belo Horizonte, empate em 4 a 4. Mas na volta, no Rio Grande do Sul, goleou os gaúchos por 9 a 3 e avançou para a final.

Na final, o adversário era o Banespa/Phercani. Em São Paulo, um empate por 3 a 3 e o poder de decidir em BH. O Atlético levou o jogo para o Mineirinho – costumava jogar na quadra do colégio Magnus – e a torcida compareceu com quase 17 mil pessoas para empurrar o time rumo ao título. O Atlético abriu o placar num chute de sorte de Indio, onde a bola pegou na trave, voltou no goleiro e entrou. O Banespa até chegou a empatar com um gol de Simi, mas o dia era do Galo. Vander Carioca aproveitou rebote e fez o 2 a 1. Vinicius, de cavadinha, marcou o 3 a 1. E para fechar, Vander Carioca aproveitou outro rebote e fez o 4 a 1, marcando seu 36° gol na competição e se sagrando artilheiro do torneio ao lado de Lenísio.

Os gols da final de 97

O artilheiro do Atlético e da competição, Vander Carioca, contou ao Esporte News Mundo sobre aquele título e como ele e a torcida do Galo marcaram sua carreira. Veja a entrevista a seguir.

O que te motivou a se juntar ao Atlético em um projeto que era tão novo?
Aceitei o desafio de jogar no Atlético Mineiro por causa do Miltinho (treinador do Atlético). Tinha trabalhado com o Miltinho em 95 […] e em 97 ele monta esse timaço do Atlético e me chama, de pronta já aceito pois sabia que era um grande treinador. E jogar num time de massa, eu não sabia o tamanho do Atlético, da torcida, até chegar a morar em BH e até hoje eu sei o que é a torcida do Atlético, o amor e o carinho que temos um pelo outro.

Com apenas 21 anos você foi artilheiro, campeão da Liga Futsal e ainda marcou dois gols na final. Qual foi a sensação de viver isso tudo tão jovem?
Foi sensacional! Torcida do Galo é impressionante! A final no mineirinho, nós nunca tínhamos jogado pra tanta gente e tá na minha memória até hoje. As vezes eu to deitado e passa uns filmes, uns flashs de tudo que vivemos naquele 20 de Julho de 97

O mineirinho com 17 mil torcedores chegou a assustar vocês jogadores? Como foi jogar com toda aquela pressão?
Não assustou porque a torcida era nossa, foi bom pra caramba! Foi marcante! Todos os jogadores que viveram aquilo ali nunca esqueceram aquele dia.

O quão importante foi aquele Atlético pra sua vida?
O Atlético Mineiro na minha carreira foi fundamental! Aquilo ali (o título de 97) foi o “boom” da minha carreira. Foi o único jogo de final de campeonato brasileiro (de futsal) que já passou no Esporte Espetacular ao vivo, então o Brasil e muita gente fora assistiu aquele jogo. Foi onde alavancou minha carreira. Sou grato ao Galo até hoje.

Alguma história curiosa ou marcante sobre a campanha?
Marcante foi toda a campanha. Eramos um time desacreditado, um time jovem. Terminamos em 3° na fase de classificação e depois fomos eliminando todo mundo. A história curiosa foi um pouco depois, eu saio do Atlético no ano seguinte pois estava muito tempo fora de casa (Rio de Janeiro) e montaram um time bom lá, aceitei a proposta e sai do Atlético Mineiro. No ano seguinte vou jogar em BH contra o Atlético e a torcida me xinga bastante, me chamando de traidor. Só que eu faço um gol e levanto uma camisa que eu tava por baixo da minha do meu time e tá escrito “Eu amo a torcida do Galo” e ai eles me aplaudiram de pé. Foi sensacional, foi emocionante! E eu queria falar pra eles o quanto eu amava eles e gostava deles. Tenho amor pelo Galo até hoje!

O Atlético/Pax de Minas ainda conquistou o Mundial de Futsal em 1998 e um segundo título da Liga Futsal em 1999.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo