Esportes olímpicos

Tênis de Mesa: Brasil é dominado pela Coréia do Sul e está fora da disputa por equipes

Foto: CBTM / Twitter

O Brasil voltou ao Ginásio Metropolitano de Tóquio na madrugada desta segunda-feira (2) para enfrentar a Coréia do Sul em busca de uma vaga nas semifinais do torneio de equipes masculino do tênis de mesa. Apesar da luta, a equipe brasileira foi dominada pelos sul-coreanos e perdeu a série por 3 a 0. O Time Brasil foi representado por Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano Vitor Ishiy. Pelo lado coreano Jang Woo-jin, Jeoung Young-sik e Lee Sang-su disputaram os jogos de quartas de final.

Siga Ao Vivo os JOGOS OLÍMPICOS no Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Na modalidade por equipes são realizadas até cinco partidas: uma de duplas e quatro de simples. As equipes precisam utilizar todos os atletas selecionados ao longo desses jogos. Cada jogo tem até cinco sets; vence aquele que conquistar três sets. Em relação ao confronto, o primeiro time que alcançar três vitórias, em jogos, avança de fase.

PRIMEIRO JOGO (VITOR ISHIY/GUSTAVO TSUBOI x LEE/JEOUNG)

A dupla sul-coreano imprimiu um ritmo forte no jogo e logo abriu vantagem no placar: 8 a 1. Os brasileiros até conseguiram três pontos consecutivos, mas Lee/Jeoung administraram o final do primeiro set e fecharam em 11 a 6.

No segundo set, Vitor Ishiy e Gustavo Tsuboi foram novamente dominados pela dupla da Coréia do Sul e marcaram apenas dois pontos em todo o set. Sem dificuldades, Lee e Jeoung fizeram 11 a 2 contra a dupla brasileira.

O terceiro set começou com o Brasil arriscando mais as jogadas e, assim, conseguiu abrir uma pequena vantagem: 5 a 3. Os sul-coreanos reagiram e assumiram a ponta no placar: 6 a 5. Na reta final do set, Vitor e Gustavo salvaram uma sequência de quatro match points e deixaram tudo igual no placar: 10 a 10. Apesar da reação, os brasileiros voltaram a cometer erros na recepção do saque e perderam por 12 a 10.

Com o resultado a Coréia do Sul abriu 1 a 0 na série. Enquanto isso, a equipe brasileira foi para os confrontos de simples, apostando todas as fichas para avançar de fase na competição.

SEGUNDO JOGO (HUGO CALDERANO x JANG)

Toda a expectativa do Time Brasil no confronto estava na partida de Hugo Calderano contra Jang Woo-jin. O brasileiro, número 7 do ranking mundial, abriu pequena vantagem no início do primeiro set, mas viu o sul-coreano reagir e empatar em 6 a 6.

Nesse momento, Hugo teve muitas dificuldades em pontuar. Jang aproveitou o período de instabilidade do adversário, imprimiu um bom ritmo no jogo e fechou o set em 11 a 6.

+ Agenda Olímpica: Dias e Horários das competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio

O segundo set começou idêntico ao anterior com os dois atletas disputando ponto a ponto e mantendo o placar em igualdade: 8 a 8. No entanto, em nova sequência de erros de Hugo Calderano, o mesa tenista da Coréia do Sul se desgarrou da pontuação e finalizou o set em 11 a 8.

Como foi a tônica desse segundo jogo da série, o brasileiro se manteve na liderança do placar ao longo de todo o terceiro set. Em determinado momento vencia por 9 a 7, mas permitiu o empate em 10 a 10. Em dois erros, Hugo deixou escapar a vitória e Jang fechou o jogo em 3 sets a 0 e deixou a Coréia do Sul em boa situação para o terceiro jogo.

TERCEIRO JOGO (GUSTAVO TSUBOI x JEOUNG)

O Brasil entrou para o confronto decisivo com a necessidade de impor o seu jogo e forçar, assim, a quarta partida. O primeiro set não deu muitas esperanças a Gustavo Tsuboi e à equipe brasileira de que a virada no confronto seria possível. Disposto a encerrar a série em 3 a 0, Jeoung Young-sik não deu chances ao brasileiro e venceu o set por 11 a 6.

No segundo set, o técnico brasileiro Francisco Arado orientou Tsuboi a arriscar tudo nas jogadas. A estratégia funcionou e Gustavo abiu boa vantagem no início do set: 4 a 1. Do outro lado, porém, estava uma das melhores equipes do mundo e favorita à medalha nos Jogos Olímpicos. Jeoung empatou o set em 5 a 5, mas viu o brasileiro abrir vantagem novamente e vencer por 11 a 8.

Gustavo Tsuboi manteve a tática do set anterior, mas cometeu inúmeros erros – tanto no ataque, quanto na recepção dos saques. Com isso, o sul-coreano teve amplo domínio do segundo set e fechou o placar em 11 a 4.

Antes do início do quarto set, Tsuboi precisou de atendimento médico, devido a problemas físicos no braço. Apesar das dores, o mesa tenista brasileiro encaixou seu jogo agressivo e venceu o set por 11 a 8. Com o jogo empatado em 2 a 2, havia a esperança de manter o Brasil vivo na luta por uma vaga nas semifinais.

O set decisivo começou muito equilibrado. No entanto, a partir do empate em 3 a 3, Jeoung abriu uma importante vantagem para encaminhar a classificação da Coréia do Sul: 7 a 3. Gustavo Tsuboi insistiu na força em cada disputa e encostou no placar: 10 a 7.  Na última jogada, o brasileiro levou azar e num erro de saque o sul-coreano fechou o quinto set em 11 a 7 e a série em 3 a 0.

Apesar da eliminação e das dificuldades em impor o seu jogo, o Brasil alcançou o seu melhor resultado por equipes no tênis de mesa em Jogos Olímpicos. A Coréia do Sul era a favorita no confronto, mas havia esperança de um outro resultado por tudo o que os atletas demonstraram ao longo da competição. Agora é aguardar as Olimpíadas de Paris, em 2024, e torcer para que os brasileiros consigam evoluir ainda mais e melhorar, assim, o desempenho por equipes e os individuais.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo