Copa do Mundo - Qatar 2022

The Last Dance: Argentina luta por título da Copa do Mundo para coroar carreira de Messi

Photo by Clive Brunskill/Getty Images

Lionel Messi terá no domingo, contra a França, a chance de conquistar o inédito e tão obsessivo título da Copa do Mundo. A conquista que eternizou Diego Maradona, em 1986, persegue a carreira do atual camisa 10 desde 2006, na Alemanha, mas se tornou ainda mais sonhada no Qatar por ser a “última dança” do craque argentino no torneio.

+ França tem dúvidas para a decisão da Copa do Mundo do Qatar

+ Final contra a França marca sexta participação argentina em decisões de Copas

Esta é a quinta participação de Messi em Copas. A melhor campanha foi o vice em 2014, no Brasil, quando a Argentina foi derrotada por 1 a 0 pela Alemanha, no Maracanã. Além do segundo lugar, o craque argentino chegou em duas quartas de final ( 2006 e 2010) e uma oitavas de final, em 2018, quando foi eliminado justamente pela França.

Aos 35 anos, Lionel Messi coleciona títulos de diferentes competições, mas pela Argentina nem sempre foi assim. Pela seleção, o astro disputou sete finais em onze torneios, mas acumula apenas três conquistas: Olimpíadas de Pequim em 2008 , Copa América 2021 e Finalíssima Internacional em 2022.

Os insucessos pela Argentina eram mais expressivos. Além do vice na Copa, o camisa 10 também amargou o segundo lugar nas edições de 2007, 2015 e 2016 da Copa América. Na última dessas, inclusive, o craque cogitou se aposentar da seleção. A chave virou na edição de 2021, quando bateram o Brasil por 1 a 0, no Maracanã e venceram o título sul-americano. Agora, os argentinos almejam o título sobre os franceses.

Em Copas, Messi possui 11 gols e sete assistências em 25 jogos disputados. Apesar de não ter levantado a taça do torneio, o jogador é a referência argentina na última década e meia e, inclusive, venceu o prêmio de melhor jogador da edição de 2014, disputada no Brasil.

Vale ressaltar que, caso vença a Copa do Mundo neste domingo, Messi dará mais um passo para gabaritar todos os títulos já disputados em sua carreira. Ex-Barcelona e atualmente no PSG, o jogador só não possui o Mundial e a Copa da França em seu currículo. Na única oportunidade que teve de vencer o torneio francês, o Paris foi eliminado pelo Nice nas oitavas de final.

Para saber tudo sobre a Copa do Mundo – Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Messi é detentor de sete Bolas de Ouro e possui 39 títulos como profissional, a maioria pelo Barcelona, onde atuou por 17 temporadas. Entre eles, conquistou quatro Champions League, três Mundiais de Clube e 10 vezes a La Liga.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo