Copa do Mundo - Qatar 2022

Tite não esconde insatisfação com derrota e ressalta: ‘Copa do Mundo não dá segunda chance’

Tite não esconde insatisfação com derrota e ressalta: 'Copa do Mundo não dá segunda chance'
Lucas Figueiredo/CBF

Depois de vencer os dois primeiros jogos da Copa do Mundo, o Brasil perdeu por 1 a 0 para Camarões na última rodada da fase de grupos. Após a partida, em entrevista coletiva, o técnico Tite comentou sobre as lições deixadas pela derrota, comentou sobre as consecutivas lesões no elenco brasileiro e ligou o alerta para as próximas fases.

+ Daniel Alves lamenta derrota do Brasil e liga alerta para as oitavas: ‘Um toque de atenção’

+ Brasil joga com reservas, perde para Camarões, mas fica em primeiro no grupo

–  Copa do Mundo não te dá segunda chance. Nessa, ela deu. Tem que ficar sentido 24 horas, amanhã é preparação. Camarões teve mérito de fazer o gol e vencer o jogo. Quem perdeu foi todos nós, nossa preparação é conjunta, a vitória é conjunta, a derrota é conjunta, com o seu técnico sendo porta-voz e um dos responsáveis. A competição te dá alguma coisa para refletir em cima dela e um tempo de recuperação pequeno, que é considerável – disse o técnico brasileiro, que ainda completou sobre as lições da derrota:

– Criatividade e efetividade na ultima parte do gramado, onde por vezes a iniciativa, a vontade de fazer o certo, acabou não acontecendo. Futebol, como é um esporte onde tu não cria um número de pontos, não é basquete, ele te dá essa possibilidade de ser efetivo e vencer um jogo. A Copa é assim, e ela trouxe essa efetividade, transformar em gols as oportunidades.

Durante a entrevista, o tema lesões também foi levantado. Depois de Neymar, Alex Sandro e Danilo, Alex Telles deixou o gramado com um trauma no joelho direito e é mais um que preocupa. Questionado sobre o assunto, o comandante brasileiro respondeu:

– A exigência física é cada vez maior, o curto espaço de tempo. É um efeito cumulativo dos jogos, por vezes um tempo de recuperação melhor. Eu presenciei o terceiro jogo da Polônia contra a Argentina, e vimos quanto da intensidade da Polônia tinha abaixado. O fisiologista conseguiu mensurar isso, ela abaixou quase 40%, tinha necessidade do resultado. Eu não sei te dizer, mas mentalmente a Copa é muito exigente. Ela te drena. A intensidade dos jogos, a preparação, tudo isso são componentes de análise que temos que aprofundar mais, mas todos são consideráveis.

Acompanhe toda a cobertura da Copa do Mundo — Qatar 2022 através dos portais do EsporteNewsMundo no FacebookTwitter e Instagram.

Apesar da derrota, o time de Tite terminou a fase de grupos em primeiro lugar e irá enfrentar a Coreia do Sul nas oitavas de final. O duelo decisivo acontece na próxima segunda-feira (04), às 16h (de Brasília), no Estádio 974. Caso vença os coreanos, a Seleção enfrentará o vencedor de Croácia e Japão.

Confira outros trechos da coletiva de Tite:

Caminho do Brasil até a final

– O Brasil perdeu para Camarões, Portugal perdeu para a Coreia, França para a Tunísia, Argentina para a Arábia… Não dá para te levar nenhuma situação anterior. E os comentários que vocês fizeram são de vocês. Temos que ter cuidado em relação a isso, e tivemos contra Camarões. Tiveram seus méritos de serem efetivos, a verticalidade, o mérito de Camarões ter vencido.

Time reserva

– Para mim fica a coragem de um profissional que expõe, faz o seu trabalho e vai ter seus méritos, louros, quando terminar o seu trabalho. A outra, é a segunda vez que faz uma pergunta que tu sabe da minha história, nem eu sei da minha história direito. Eu tenho uma história de 36 anos de futebol,. com uma série de modificações, um técnico de metamorfose. Só para dizer que toda a minha história nem eu sei direito, porque fico tentando melhorar a vida toda. Procuramos fazer o melhor e traduzir isso.

Confiança abalada

– Fica sentido e tem que sentir quando perde. Mas o futebol e a competição te proporcionam, até por termos vencido dois jogos, uma segunda chance. Mas temos que ficar sentidos, até amanhã de tarde quando iniciarmos a preparação.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo