Athletico

Torcedor do Athletico é gravado fazendo gestos racistas em partida contra o Flamengo

Foto: Reprodução/Internet

No duelo entre Athletico x Flamengo, no último domingo (7), na Arena da Baixada, em Curitiba, ocorreu mais um caso polêmico envolvendo torcedores do Athletico. O vídeo mostra um torcedor do time paranaense xingando e na sequência fazendo gestos racistas, imitando um macaco, para a torcida do Flamengo. O vídeo foi divulgado pelo jornalista Guilherme Silva, da Jovem Pan.

No último ano, foram pelo menos três casos de racismo ou injúria racial no estádio do Athletico. Vale destacar que o clube utiliza o serviço de biometria, então todos os torcedores podem ser identificados e a estrutura da Arena da Baixada conta com mais de 100 câmeras. Em outros casos, o Furacão já puniu sócios e torcedores envolvidos com crimes racistas, além de encaminhar imagens para a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe).

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Em 2022 foram três casos envolvendo suspeita de racismo. O primeiro aconteceu contra um atleta do Londrina, no Campeonato Paranaense; o segundo contra torcedores do Bahia, pela Copa do Brasil; e o último contra a torcida do São Paulo, pelo Brasileirão. Além disso, no final da Copa do Brasil de 2021, ocorreram duas denúncias contra torcedores do Athletico, por racismo contra a torcida do Atlético-MG

Diante do ocorrido, o Athletico se pronunciou através das redes sociais. Por meio de uma nota oficial, o Furacão informou que está realizando uma investigação interna e enviará imagens para as autoridades competentes. Confira abaixo, e na íntegra, a nota do time paranaense:

“O Club Athletico Paranaense informa que está finalizando a investigação interna e enviará às autoridades competentes todas as imagens e informações sobre o torcedor acusado e suspeito da prática de racismo na partida diante do Flamengo, no último domingo (7).

Além disso, o clube seguirá com os procedimentos internos, através do Compliance. Dessa forma, o suspeito, caso condenado, também pode sofrer punições administrativas, por meio da Câmara de Ética e Disciplina, que vão desde a suspensão à proibição permanente do acesso aos jogos. O Athletico Paranaense reforça o compromisso de combater todo e qualquer tipo de atitude discriminatória dentro de seu estádio.

Importante reiterar que além de repetidas manifestações sobre o tema, o clube lançou, no último sábado (6), o portal de matchday. Através do http://matchday.athletico.com.br, que pode ser acessado por meio de QR Code instalado nas cadeiras do estádio, é possível a qualquer torcedor denunciar crimes e condutas inadequadas durante as partidas”.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo