Cruzeiro
Torcida do Cruzeiro se movimenta nas redes e marca protesto para sede do Barro Preto, durante eleições desta quarta
— Continua depois da publicidade —
Uma enigmática hashtag levantada por torcidas organizadas e personalidades ligadas ao Cruzeiro nas redes sociais agitaram o fim da noite desta terça-feira. A frase #NosSomosOCruzeiro, acompanhada de ilustrações de “bombas” foi parar nos trending topics do Twitter.
Já nas primeiras horas desta quarta, iniciou-se a convocação para um protesto no Parque Esportivo do Barro Preto, onde, entre 15h e 20h, ocorrem as eleições presidenciais que vão aclamar o atual presidente Sérgio Santos Rodrigues, único candidato, como mandatário do próximo triênio do clube. As manifestações estão marcadas para começar as 17h.
Entre as mensagens às quais a reportagem teve acesso, destaca-se uma lista de exigências, com destaque para a demissão de José Carlos Brunoro, anunciado pelo clube mineiro como diretor de planejamento há apenas seis dias.
A lista de exigências:
- Expulsão de todos conselheiros que foram remunerados
- Reformulação radical do estatuto do clube, com aprovação prévia do torcedor
- Demissão de Berecy Queiroz
- Demissão de Deivid e José Carlos Brunoro
- Banimento de toda diretoria e conselho fiscal que nos levaram à situação atual
- Auditoria nas contas da gestão Gilvan de Pinho Tavares –
- Pelo acesso à Série A
Vivendo a pior crise política, econômica e esportiva de sua história, o Cruzeiro ocupa a zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Ao longo deste semestre, o clube já foi alvo de protestos. A delegação foi recebida com manifestações no Aeroporto de Confins após a derrota por 3 a 1 para o CSA, no último dia 21 de setembro. Dois dias antes, no dia 19, a sede do Barro Preto amanheceu com faixas dizendo “fundado por operários, roubados por conselheiros” em português e em italiano.