Automobilismo
Toto Wolff não descarta trocar motor de Hamilton na Turquia
Com troca, Hamilton largaria em último em Istambul.
— Continua depois da publicidade —
O diretor executivo da Mercedes F1, Toto Wolff, está considerando fazer a troca da unidade de potência de Lewis Hamilton para a próxima corrida, na Turquia, dia 10. O carro do britânico atualmente está com o terceiro motor da temporada, e essa substituição para o quarto significa começar no fim do grid.
A principal preocupação de Wolff é não terminar uma corrida por problemas de segurança, por exemplo, com uma falha no motor. Para ele, isso acabaria com a temporada de Hamilton e a chance de títulos em 2021:
— É uma possibilidade [a troca], mas ainda não decidimos quando e como. O mais importante é não ter problemas e acabar as corridas. Você pode lidar com oscilações, terminando em segundo ou terceiro, eu acho que é ok, o campeonato ainda é longo. Mas se você não termina… Então estamos atentos aos parâmetros dos motores para não termos problemas.
As possibilidades aumentaram depois do último fim de semana. Mesmo trocando sua unidade de potência no GP de Sochi, na Rússia, Max Verstappen saiu de 20º no pelotão e terminou a corrida em 2º, mantendo-se a apenas dois pontos de Lewis Hamilton no Campeonato de Pilotos.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
No último GP de Istambul, sob chuva, Hamilton saiu de sexto lugar para conquistar a vitória, o que garantiu seu heptacampeonato. No entanto, há diversas variáveis relacionadas ao circuito turco. Reestreando na Fórmula 1 após quase 10 anos, o fim de semana em 2020 foi marcado por carros sem aderência. Numa pista de asfalto novo e chuva, praticamente não se viu o desempenho da categoria em volta rápida.
Este ano, há novamente a chance de chuva, principalmente durante a classificação, no sábado. Considerando essa possibilidade, a Mercedes pode tomar a decisão de diminuir os danos na Turquia, observando também como será o desempenho de Valtteri Bottas durante os treinos.
Se Toto Wolff e a Mercedes decidirem postergar essa troca na temporada, restam seis corridas no calendário, sendo a seguinte em Austin, nos Estados Unidos. Depois do trio nas Américas, com México e Brasil, a decisão ficaria para dois circuitos que estreiam no calendário: Catar e Arábia Saudita, além da corrida final em Abu Dhabi.
De qualquer maneira, essa substituição do motor de Hamilton deve ser o principal fator na disputa pelo título do Campeonato de Pilotos da Fórmula 1 em 2021. O heptacampeão admitiu que a equipe perdeu chances “não só em uma ou duas corridas, mas em diversas” de aproveitarem todos os pontos.
O fim de semana em Istambul começa na sexta-feira, dia 8 de outubro, às 5h30, horário de Brasília. A classificação tradicional está marcada para o sábado, 9, às 9h, enquanto a corrida será no domingo, 10, também às 9h. Com sete corridas para o fim da temporada, Lewis Hamilton lidera com dois pontos de vantagem sobre Max Verstappen.