Mais Esportes

Tour de France em Campos do Jordão terá temperatura elevada

Os termômetros devem registrar mínima de 17 graus e máxima de 26 graus, quase 10 graus acima do que na versão de 2022 no mesmo local e período do ano. São esperados para a prova 3.600 atletas de todas as regiões do país.

A previsão de temperatura para o evento L’Étape Campos do Jordão by Tour de France apresentado pelo Santander neste domingo (24) é significativamente acima da média histórica para o mês de setembro no Vale do Paraíba.

Consciente das mudanças climáticas em 2023, a organização da competição está tomando medidas proativas para garantir o bem-estar dos participantes nos dois percursos, de 107 km e 66 km, com elevações de 2.300 m e 1.300 m, respectivamente.

A primeira largada está agendada para as 6h, com mais de 18 mil litros de água disponíveis para os ciclistas.

Os termômetros devem marcar uma temperatura mínima de 17 graus Celsius e uma máxima de 26 graus Celsius, quase 10 graus acima do que foi registrado na edição de 2022, realizada no mesmo local e período do ano.

Espera-se a participação de 3.600 atletas de todas as regiões do Brasil na prova.

“Ficamos cada vez mais atentos a situações extremas no L’Étape, e como organizadores, é nosso dever estar preparados”.

”Tanto o frio intenso quanto o calor excessivo podem afetar os ciclistas. Portanto, estamos reforçando a disponibilidade de água, a refrigeração de bebidas e alimentos, e temos uma equipe médica preparada para intervir em caso de necessidade, especialmente relacionada à desidratação”, afirmou Fernando Cheles, diretor da prova.

“Mesmo em uma região montanhosa, a temperatura deve estar acima do normal. À medida que os competidores enfrentam a elevação acumulada de mais de 2.000 metros, o esforço percebido se torna ainda mais desafiador. Nosso objetivo principal é garantir a melhor experiência para todos os participantes.”

A retirada dos kits acontecerá nos dias 22 de setembro, das 12h às 20h, e 23 de setembro, das 9h às 20h, no Village, localizado no Convention Center de Campos do Jordão, onde a prova terá início.

Esta é a nona edição do L’Étape no Brasil. O evento, considerado a maior prova amadora de ciclismo da América Latina, começou nos primeiros anos apenas na cidade de Cunha, interior de São Paulo, e agora possui três etapas no Brasil: Cunha, Rio de Janeiro e Campos do Jordão.

No L’Étape Campos do Jordão by Tour de France apresentado pelo Santander, os participantes têm a oportunidade de vivenciar uma experiência completa do Tour de France, a mais famosa prova de ciclismo do mundo.

O Village, além de servir como ponto de retirada de kit e ponto de encontro para os ciclistas, também conta com expositores e patrocinadores que apresentam as últimas tendências do mundo do ciclismo.

Grandes empresas do mercado, como Santander, Vivo, Specialized, Mitsubishi e Samaritano Medicina Esportiva, estão presentes como patrocinadores do evento.

O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das competições mais destacadas no cenário do ciclismo amador do país, com três etapas nacionais. Em 2023, o L’Étape passou por Cunha (SP) em abril e pelo Rio de Janeiro (RJ) em junho. As inscrições para as duas etapas de 2024 já estão abertas.

Foto: Letape Brasil

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo