Outro lado

Transferência de Neymar ao PSG é investigada pela Polícia francesa

Ida de Neymar ao PSG é investigada pela Justiça (Photo by ANTHONY WALLACE/AFP via Getty Images)

O brasileiro se tornou o jogador mais caro da história do futebol com a transação de 2017

Photo by ANTHONY WALLACE/AFP via Getty Images

Os escritórios de administração do Ministério das Finanças da França foram revistados, na última segunda-feira (15), devido às supostas irregularidades envolvendo a ida de Neymar do Barcelona ao Paris Saint-Germain, em 2017. As autoridades locais investigam suspeitas de infrações tributárias em relação ao negócio, que definiu a transferência do brasileiro ao clube parisiense.

Durante as investigações, a Justiça da França acusa o Ministério das Finanças de tratamento favorável ao PSG por meio de “favores fiscais”, economizando milhões de euros em impostos ligados à transação. A polícia também desconfia do clube ter usado “tráfico de influência”, com o objetivo de burlar o pagamento de taxas.

O portal Mediapart noticiou, em primeira mão, a operação, que foi acompanhada pelos juízes de instrução Vincent Lemonier e Serge Tournaire.

Até o momento, o Ministério das Finanças da França e o Paris Saint-Germain não se pronunciaram sobre as inspeções feitas pelas autoridades do país.

+ Siga o Esportes News Mundo no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

A TRANSFERÊNCIA

Depois de quatro temporadas na Espanha, Neymar surpreendeu o mundo ao se transferir do Barcelona para o PSG, em agosto de 2017, com o desejo de ser o protagonista do time francês. O valor total da transação foi de 222 milhões de euros (R$ 812 milhões na cotação da época), sendo, até hoje, a contratação mais cara da história do futebol mundial.

Em setembro de 2022, surgiram as primeiras investigações acerca de pessoas com possíveis participações irregulares no negócio. Os suspeitos são o ex-diretor de comunicação do PSG, Jean-Martial Ribes, de 57 anos, e o ex-membro da Assembleia Nacional Hugues Renson, de 45 anos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo