Geral

Três dos convocados de Tite tiveram passagens vitoriosas pelo Athletico nas suas carreiras

Foto: Divulgação/ Athletico

Nesta última segunda-feira (7), na sede da CBF, Tite anunciou a lista de 26 atletas que disputaram a Copa do Mundo pelo Brasil e nela três jogadores tiveram passagens pelo Athletico. Alex Sandro, Bruno Guimarães e Weverton foram jogadores do Furacão e agora irão disputar seu primeiro Mundial com a amarelinha.

+ Titular do Cruzeiro, zagueiro Zé Ivaldo fala sobre destino em 2023: ‘O Athletico me quer’

O primeiro convocado que foi criado no Athletico é Alex Sandro, o lateral chegou no Furacão com apenas 17 anos e mesmo jovem logo subiu a equipe principal do clube, porém sua passagem pelo rubro negro foi bem breve, com um título conquistado ele se transferiu para o Santos com 19 anos. Pela equipe paulista, o lateral também ficou pouco tempo, em 2011 ele foi vendido para o Porto onde ficou até 2015 e desde então Alex joga pela Juventus.

Pelo Brasil, Alex fez sua estreia em 2011 em um amistoso contra o Gabão e em 2018, contra a Arábia Saudita, o lateral marcou seu primeiro gol com a amarelinha. O ex-Athletico conquistou pela seleção a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres em 2012 e em 2019 o lateral participou da conquista da Copa América, disputada no Brasil.

O segundo convocado é o volante Bruno Guimarães, o atleta começou sua carreira no Audax e com 19 anos foi contratado pelo Athletico. Seu começo de jornada no Furacão foi meio conturbado, com vários treinadores e jogando em diversas posições, Bruno disputou apenas seis jogos. Na sua segunda temporada com Tiago Nunes o volante triunfou, com 43 jogos disputados, três gols marcados e duas assistências, o volante foi peça fundamental no título da Sul-Americana, primeira conquista internacional do clube. No seu último ano pelo clube, Bruno conquistou a Copa do Brasil, título inédito na história do Furacão.

Depois de uma trajetória vencedora pelo Athletico, Bruno foi vendido para o Lyon onde começou a ganhar chances com a seleção brasileira, o volante esteve presente na conquista do ouro olímpico em Tóquio e também disputou jogos nas eliminatórias para a Copa do Mundo.

Para saber mais sobre o Athletico siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

O último convocado foi Weverton, o goleiro chegou no Athletico em 2012 depois de passagens por Portuguesa e América-RN, logo no seu primeiro ano ele foi muito importante para ajudar o Furacão a retornar para a Série A. Em 2013, ao lado de nomes como Paulo Baier, Éderson, Marcelo Cirino e Manoel, foi destaque do Furacão na temporada em que o time foi vice-campeão da Copa do Brasil e terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, que resultou numa classificação para a Libertadores do ano seguinte. Em 2016, na final do estadual, após vencer por 3 a 0 o rival Coritiba na Arena da Baixada no jogo de ida, e por 2 a 0 no Couto Pereira no jogo da volta, conquistou o Campeonato Paranaense, que foi seu primeiro título com a camisa do Furacão, e pondo fim a jejum de sete anos sem conquistar o título estadual.

Em seis temporadas pela equipe paranaense, Weverton disputou 318 jogos e quase se tornou o atleta com mais jogos pelo Athletico, Alan Bahia é o líder deste quesito com 354 partidas.

Sua jornada com a seleção brasileira começou após uma atuação magistral contra o Cruzeiro que ajudou o Athletico a vencer a equipe mineira, a partida contou com o treinador Tite na audiência que decidiu convocar o goleiro para a disputa das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. No mesmo ano, Weverton foi o goleiro titular na conquista do ouro olímpico inédito para a seleção brasileira.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo