O Napoli confirmou a negociação de dois jogadores para o gol junto à Fiorentina, especulada há dias na imprensa italiana. O experiente Salvatore Sirigu foi emprestado à Viola, enquanto a Atalanta rescindiu o vínculo de empréstimo de Pierluigi Gollini na equipe toscana e o repassou aos napolitanos. As equipes envolvidas confirmaram as transações, ambos já foram apresentados e participaram dos treinamentos com os novos clubes. Os contratos dos dois arqueiros têm duração até o fim da atual temporada.
A negociação se tornou necessária pelo fato de Sirigu ter manifestado internamente a vontade de atuar mais. Atualmente como reserva e Alex Meret em destaque como titular em todas as competições como opção do técnico Luciano Spalletti, não restou alternativas a não ser negociar o jogador. Com o interesse da Fiorentina em reforçar o plantel no setor, composto por Pietro Terracciano e Michele Cerofolini, que também é emprestado pela Alessandria. Como o Napoli não pretende tê-lo de volta por entender que Meret é titular absoluto e correspondeu às expectativas da diretoria após a fracassada busca por um experiente goleiro em meio à saída de David Ospina ao futebol da Arábia Saudita, o contrato vigente dura até o fim do próximo mês de junho, mas pode ser prorrogado por mais um ano caso haja o interesse violeta. Aos 36 anos, Sirigu já defendeu Palermo, Cremonese, Ancona, Paris Saint-Germain, Sevilla, Osasuna, Torino e Genoa, além de ser convocado para a seleção da Itália desde as categorias de base.
Por sua vez, Gollini foi emprestado pela Atalanta por não ter espaço em um setor concorrido em La Dea (Juan Musso, Francesco Rossi e Marco Sportiello são os arqueiros nerazzurri) e foi emprestado à Fiorentina. Na Viola, foi usado poucas vezes, principalmente nas Copas, uma vez que o técnico Vincenzo Italiano tem a confiança em Marco Terracciano como arqueiro durante os jogos da Serie A. Na atual temporada, Gollini disputou nove jogos – um pela Coppa Italia, três pela Serie A e cinco pela Uefa Europa Conferecence League – e foi vazado oito vezes. Como ponto positivo, não foi vazado em quatro das nove partidas que atuou. No Napoli, chega para ser o primeiro reserva de Alex Meret, enquanto Hubert Idasiak e Davide Marfella seguem no elenco em busca de mais experiência.
Gollini tem 27 anos, começou nas categorias de base da SPAL e foi comprado ainda jovem pelo Manchester United, mas, ainda na base, o Hellas Verona o trouxe de volta à Itália, mas voltou à Inglaterra para jogar no Aston Villa. Após quatro meses na equipe, foi emprestado e posteriormente comprado pela Atalanta, mas novamente foi negociado para ganhar mais experiência no Tottenham, na Fiorentina e agora no Napoli. Assim como Sirigu, é convocado para defender a Squadra Azzurra desde as categorias de base.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
Enquanto a janela de transferências se encaminha ao seu final, Atalanta, Fiorentina e Napoli irão entrar em campo no próximo fim de semana para a disputa de mais uma rodada do Campeonato Italiano. Com 35 pontos e na sexta colocação, La Dea vai receber a Sampdoria às 16h45 do sábado (28), no Gewiss Stadium, em Bergamo/ITA. No domingo (29), será a vez florentinos e napolitanos jogarem. Às 14h, a Viola, no 12º lugar com 23 pontos, terá a Lazio como adversária no Estádio Olímpico, em Roma/ITA. Um pouco mais tarde, às 16h45, os partenopei protagonizam o clássico da rodada ao enfrentarem a Roma no Derby del Sole, no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles/ITA, para permanecer a passos largos rumo ao título do calcio.