Nessa quinta-feira (18), a UEFA anunciou os finalistas que concorrem ao prêmio de melhor jogador da Europa na temporada. O meia belga do Manchester City Kevin de Bruyne; o volante ítalo-brasileiro Jorginho do Chelsea e o francês N’Golo Kanté também dos blues, são os três indicado para vencer como melhor jogador do ano na temporada europeia. O vencedor será anunciado na quinta-feira da semana que vem (26), mesmo dia do sorteio da fase de grupos da Champions League.
O júri da UEFA foi composto pelos 24 técnicos das seleções que disputaram a última Eurocopa e os 80 treinadores das equipes que estiveram na fase de grupos da Champions League e da Liga Europa em 2020/21. Além deles, mais 55 jornalistas representantes dos países de cada associação que faz parte da Uefa. Cada votante apresentará um papel colocando a escolha nas três posições que decidir. O primeiro colocado ganharia cinco pontos, o segundo três pontos, e o terceiro do pódio um ponto. Os técnicos não puderam votar em atletas dos próprios times. O somatório desses pontos definiu o vencedor.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
JOGADORES
Kevin de Bruyne mais uma vez foi um dos grandes nomes do City na temporada, levando o time de Manchester a uma final inédita de Champions League, embora o belga tenha se lesionado na partida. Campeão da Premier League da Copa da Liga Inglesa, de Bruyne terminou com 40 jogos, 10 gols e 18 assistências.
N’Golo Kanté foi um nome decisivo para a conquista da Liga dos Campeões do Chelsea. Sendo o jogador eleito mais vezes “melhor em campo” na competição, o francês corria o campo todo e é um dos nomes mais importantes para o sistema tático do técnico Thomas Tuchel.
O ítalo-brasileiro Jorginho desponta como grande favorito ao prêmio, após ser campeão com o Chelsea na Champions e também da Eurocopa com a seleção da Itália e no total de 43 jogos com o time inglês, o volante marcou oito gols e contribuiu com duas assistências.
TREINADORES
+Com dois brasileiros, Uefa divulga candidatos a melhor jogador por posição na Champions
Já entre os finalistas para melhor técnico do ano, Pep Guardiola aparece mais uma vez. Foi campeão de dois títulos na Inglaterra, incluindo o campeonato nacional, mas perdeu a Champions League para Thomas Tuchel que também está indicado para o prêmio. Completando o trio, Roberto Mancini aparece após levar a Itália a ser campeã da Eurocopa e segue invicta há 34 jogos.
Confira abaixo a pontuação dos outros integrantes do top 10:
4- Lionel Messi – 148 pontos
5- Robert Lewandowski – 140 pontos
6- Gianluigi Donnarumma – 49 pontos
7- Kylian Mbappé – 31 pontos
8- Raheem Sterling – 18 pontos
9- Cristiano Ronaldo – 16 pontos
10- Erling Haaland – 15 pontos
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/05/novologoenmem45.jpg)