Futebol Internacional

UEFA confirma capacidade mínima de torcedores para Euro 2020

Divulgação / FIFA

A UEFA anunciou nesta sexta-feira (9) que oito cidades-sede da Euro 2020 confirmaram as capacidades mínimas para o torneio que começará em junho.

Principal estádio da competição, Wembley confirmou uma capacidade mínima de 25% para três jogos da fase de grupos e um confronto das oitavas de final. Porém ainda há esperança de que ocorra liberação maior de público nas semifinais e principalmente na final.

Informações divulgadas pela Associated Press no início desta semana indicaram que o desejo dos representantes de Wembley e do governo britânico é tentar realizar a decisão com 90 mil torcedores no estádio, ou seja, 100% de ocupação.

A Escócia também confirmou capacidade de 25% para jogos em Hampden Park. Com isso, faltam apenas Munique, Roma e Bilbao para confirmarem à UEFA as capacidades mínimas que pretendem liberar para a competição.

Enquanto isso, a UEFA anunciou que Budapeste planeja receber uma capacidade total (68.000) de torcedores com “requisitos rígidos de entrada no estádio”. As cidades de São Petersburgo e Baku já confirmaram que terão em seus estádios 50% da capacidade, no mínimo.

Hungria, Rússia e Azerbaijão são os únicos países anfitriões que estão planejando isenções de restrições e requisitos de entrada. Torcedores que comprovadamente compraram ingressos serão autorizados a cruzar as fronteiras com a prova de testes recentes negativos de Covid-19.

Por fim, Amsterdã, Bucareste e Copenhague foram as outras cidades a confirmar as capacidades mínimas entre 25% à 33%.

Nota oficial da UEFA

“A UEFA tem o prazer de anunciar que haverá um regresso dos espectadores aos estádios do EURO 2020 e gostaria de expressar o seu apreço às federações-membro e às autoridades nacionais e locais que estão a colaborar estreitamente para garantir o regresso seguro dos espectadores ao estádio,.

Atualmente, oito países anfitriões confirmaram as capacidades dos estádios com base em suas projeções de uma melhoria da situação de saúde em seus países em junho e julho devido a uma série de fatores, incluindo a implementação da vacinação de um país, suas medidas planejadas para reabrir a economia e a desaceleração projetada no vírus devido à estação mais quente (primavera).”

A imprensa europeia apurou no início desta semana que o governo local está pretendendo colocar 50 mil torcedores desde o início no estádio Sam Mamés, palco das decisões da Copa do Rei 2020 (vencida pela Real Sociedad) e 2021 neste mês de abril. Os jogos teriam a presença da torcida, mas instituições governamentais vetaram.

Euro terá liberação de torcedores estrangeiros em alguns países

No caso do Azerbaijão, apenas cidadãos das nações participantes receberão isenções, o que significa que os torcedores do País de Gales poderão viajar para assistir aos jogos de sua seleção em Baku contra a Suíça em 12 de junho e contra a Turquia quatro dias depois.

As cidades que não informaram a presença mínima de pública estão com prazo até o dia 19 de abril para fornecer uma atualização, com as decisões finais sobre seus status de cidades-sede a serem feitos naquela data.

A UEFA também explicou que, nos casos em que as capacidades foram reduzidas, serão realizadas votações para determinar quais os torcedores que ficarão com os seus bilhetes, devendo os que ficaram de fora serem informados em maio. Os torcedores escoceses – junto com as outras seleções que se classificaram nos play-offs – terão a oportunidade de comprar os ingressos reservados em maio.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo