Lutas

UFC 263: Adesanya vence luta tranquila e Deiveson é finalizado e perde cinturão

ufc 263 resultados
Divulgação/Facebook Oficial UFC Brasil

Neste sábado (12), o UFC 263 agitou a noite do MMA em Glendale (EUA), com duas defesas de cinturão sendo as atrações do evento: a do peso-médio, entre Israel Adesanya e Marvin Vettori e do peso-mosca, entre Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno, ambas revanches.

Mas apenas o nigeriano conseguiu vencer a sua e defender com sucesso o cinturão dos médios. Já o brasileiro foi dominado pelo mexicano e viu Moreno lhe tomar das mãos o título peso-mosca com finalização no segundo round. Veja todos os destaques da noite de lutas.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Adesanya controla luta contra Vettori e mantém cinturão

A luta principal da noite do UFC 263 iniciou-se bastante estudada, com Vettori buscando alguma iniciativa de lutar. Após troca de chutes, o italiano catou e derrubou o nigeriano, que rapidamente se levantou e usou uma cotovelada para se desvencilhar do desafiante. O campeão passou a ser mais agressivo e buscar mais a trocação, sempre fintando as investidas do italiano.

No segundo round, mais troca de golpes dos dois lutadores, Adesanya vai pegando bem com os socos e cotoveladas e usando bem as esquivas, com Vettori ainda buscando quedar o campeão. A luta se mostrava bem mais equilibrada, com ação de lado a lado, mas sem extrema contundência. O nigeriano defendeU bem as tentativas de queda e usava os chutes para tentar pegar o italiano de surpresa.

No terceiro round, Vettori usou double leg para derrubar o campeão e se mostrou agressivo no solo, mas falhou ao tentar o mata-leão. Isso deu espaço para o ‘Last Stylebender’ escapar e até deixar um dedo no olho do desafiante, o que interrompeu a luta por alguns momentos. Depois, foi para cima com chutes e socos, que não foram muito contundentes até um golpe na região genital do italiano, que também causou interrupção momentânea da luta.

O italiano seguiu apostando em tentar quedar Adesanya no quarto round. O nigeriano se defendia e buscava a melhor oportunidade de encaixar golpes. A luta era equilibrada, mas sem grandes momentos de ação, apesar das combinações do campeão e a busca do takedown pelo desafiante. No final do round, uma provocação do nigeriano ao defender nova queda, com direito a tapa no traseiro de Vettori. O desafiante não mudou sua estratégia para o round final e tentava, sem sucesso, derrubar o campeão, que seguia sem exercer a pressão dos golpes contundentes.

As tentativas de derrubar Adesanya ainda não surtiam o efeito desejado. O nigeriano apenas as defendia e controlava o ritmo da luta sem se expor. O suficiente para que, na decisão dos juízes, fosse declarado o vencedor e mantenha o título dos médios

Deiveson pressiona, mas é finalizado e perde cinturão para Brandon Moreno

Depois do empate na primeira luta, em dezembro, Deiveson Figueiredo colocou seu cinturão dos moscas em disputa contra Brandon Moreno. O primeiro round se iniciou bem morno, com o mexicano buscando timidamente ditar o ritmo, mas o brasileiro logo começou a pegar o ritmo. No entanto, um cruzado de direita de Moreno derrubou o ‘Deus da Guerra’, que conseguiu se defender no chão e ainda no segundos finais encaixou as melhores combinações.

No começo do segundo round, foi o paraense quem derruba Moreno e investiu com força no ground and pound. Mas mesmo com os golpes contundentes, Deiveson não conseguiu se colocar para uma finalização e permitiu que o mexicano fosse para as costas do campeão. A luta se tornou mais disputada, com inversões de guarda, muitas cotoveladas e outros golpes de ambas as partes.

No terceiro round, Deiveson começou melhor, mas novamente o overhand derrubou o brasileiro, que tentou se defender da finalização o quanto pode. Mas Moreno conseguiu encaixar o mata-leão para finalizar Deiveson e se tornar o primeiro mexicano campeão do UFC.

— Esse momento é tão incrível! Fui dispensado do UFC, passei o pior momento da minha vida, agora estou aqui com o cinturão. Trabalhei duro para isso e, agora, me vejam aqui com o cinturão. Viva México! Meu país é o lugar onde podemos ‘Sim, nós podemos!” — comemorou o ‘The Baby Assassin’.

— Todo mundo me conhece, sou um cara que prega amor ao próximo. Hoje foi o dia do Brandon e parabéns a ele. O cinturão é uma consequência e curti o tempo que fiquei com ele. Obrigado a Deus e, Dana (White), me deixa eu treinar uns quatro meses para fazer a revanche com o Brandon — afirmou o brasileiro.

Leon Edwards domina Nate Diaz e vence duelo mirando title shot

O UFC 263 teve algo inédito: uma luta de cinco rounds sem ser main event ou valer por cinturão. Esta foi entre Nate Diaz e Leon Edwards, que começou bastante equilibrada, com os dois lutadores tentando se soltar. No primeiro round, enquanto Diaz tentava ditar ritmo e provocar, Edwards buscou se arriscar mais e até derrubou e ficou nas costas do californiano nos minutos finais, sem conseguir a saída para finalizar, conseguindo maior controle ofensivo das ações.

No segundo round, o inglês continuou impondo ritmo forte, pegando melhor com os socos e derrubando Diaz novamente. Depois de quase tomar uma chave de calcanhar, Edwards se mostrou mais incisivo nos golpes em pé, conseguindo bater mais forte e incomodar o rival. No terceiro round, a pressão ofensiva de ‘Rocky’ ainda se mostrou mais intensa e Diaz até dava alguma resposta, mas sem atingir golpes duros.

Edwards derrubou novamente Diaz e começou a usar as cotoveladas para incomodar o americano, que se levantou, mostrou resistência, mas foi novamente derrubado e voltou a sentir a força do cotovelo do britânico. A luta seguiu um roteiro semelhante no quarto round, com o inglês batendo forte, resposta menos contundente do americano e as quedas do lutador de origem jamaicana. O polêmico californiano até tentou provocar e fazer os gestos e atitudes que o tornaram celebrado dentro do octógono, mas a luta caminhava para um monólogo de seu adversário.

O quinto round começou com queda do inglês, mas Diaz começou a se encontrar e encaixar mais os seus socos. Até que uma sequência de jab e direto pegou Edwards e o americano tentou capitalizar indo para cima nos minutos finais. ‘Rocky conseguiu a sobrevivência e comemorar a vitória na decisão dos juízes.

Demian Maia perde em última luta do contrato

Demian Maia enfrentou Belal Muhammad numa luta com grande significado para o brasileiro, que encerra seu contrato com o UFC e pondera até mesmo se aposentar. No começo do combate, o lutador de origem palestina começou bem na trocação, mas viu Demian tentar as quedas sem cessar para impor seu temido jogo de chão. No entanto, Muhammad resistiu bravamente a tais tentativas.

A trocação começou a reinar no segundo round, com os dois lutadores mais soltos em seus golpes. O brasileiro continuava buscando as quedas, mas ‘Remember the Name’ mantinha firme a sua defesa e buscava barrar as investidas de Demian em levar a luta para baixo, com muito sucesso.

No último round, o palestino seguiu em cima, mandando fortes golpes e barrando toda e qualquer brecha do brasileiro ir para o solo. Com o controle absoluto do combate e o guiando para onde quer na trocação, Demian Maia perdeu sua última luta no UFC e possível última luta no MMA na decisão dos juízes.

7s para vencer

Apenas sete segundos durou a luta entre Terrance McKinney e Matt Frevola, um dos duelos do card preliminar. Uma sequência de jab e direto foi suficiente para que T.Wrecks, estreante no Ultimate, derrubasse Frevola para começar com pé direito sua caminhada no UFC.

Luigi Vendramini perde e Carlos Boi vence na abertura do card

Luigi Vendramini encarou Fares Ziam no segundo combate da noite no Arizona. O francês começou a luta no controle e dominando as ações no octógono. O brasileiro buscou equilibrar e conseguiu encaixar bons golpes. A situação de domínio de Ziam se mostrou forte no segundo round, forçando Luigi a reagir no assalto final, onde foi bem mais ofensivo e chegou a colocar o rival em vários momentos de perigo, em pé e no solo. Mas caiu na decisão majoritária.

O primeiro brasileiro a subir no octógono foi Carlos Boi, que enfrentou o americano Jake Collier na primeira luta do card. A luta foi bastante acirrada no primeiro round, mas o peso-pesado conseguiu dominar os assaltos seguintes para conseguir a vitória na decisão dos juízes.

Resultados UFC 263 – Adesanya x Vettori 2

Card principal

Israel Adesanya vence Marvin Vettori por decisão unânime dos juízes – Adesanya mantém o cinturão dos médios

Brandon Moreno vence Deiveson Figueiredo por finalização (2:26 do R3) – Moreno é o novo campeão dos moscas

Leon Edwards venceu Nate Diaz por decisão unânime dos juízes

Belal Muhammad venceu Demian Maia por decisão unânime dos juízes

Paul Craig venceu Jamahal Hill por nocaute técnico (1:59 do R1)

Card preliminar

Brad Riddel venceu Drew Dober por decisão unânime dos juízes

Eryk Anders venceu Darren Stewart por decisão unânime dos juízes

Lauren Murphy venceu Joanne Calderwood por decisão dividida dos juízes

Movsar Evloev venceu Hakeem Dawodu por decisão unânime dos juízes

Pannie Kianzad venceu Alexis Davis por decisão unânime dos juízes

Terrance McKinney venceu Matt Frevola por nocaute (0:07 do R1)

Steven Peterson vence Chase Hooper por decisão unânime dos juízes

Fares Ziam venceu Luigi Vendramini por decisão majoritária dos juízes

Carlos Boi venceu Jake Collier por decisão dividida dos juízes

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo