Geral

UFC 286: Em luta acirrada, Leon Edwards vence Usman e mantém cinturão

Divulgação/Instagram Oficial UFC

Londres recebeu o melhor do MMA neste sábado (18), com a realização do UFC 286. Nele, Leon Edwards defendeu diante de sua torcida o cinturão dos meio-médios contra Kamaru Usman, na trilogia entre os dois lutadores.

Foi um duelo equilibrado em boa parte deste, mas que foi dominado pelo inglês nos momentos mais importantes. Com mais intensidade e efetividade nos golpes, Edwards conseguiu a vitória e manteve consigo o título dos 77kg.

A luta

O campeão iniciou o main event do UFC 286 mais ativo e tentando bem com a mão esquerda um bom golpe contra o nigeriano. O ex-campeão se movimentava, mas Edwards driblava o rival o quanto pode e era o que mais tinha os socos, chutes e até joelhadas encaixando. Dois chutes no corpo de Usman irritaram o nigeriano, que buscava reagir à intensidade do inglês na parte final do primeiro round.

No segundo round, Edwards seguia sendo o mais ofensivo e deixando pouco espaço para um frustrado Usman impor seu jogo, O inglês continuava sendo mais efetivo com seus golpes e uma joelhada do campeão balançou de vez o nigeriano, que conseguiu se recuperar com uma bela direita e usando a grade para quedar o ‘Rocky’ Foi o momento em que o nigeriano ‘acordou’ na luta e viu alguns de seus golpes incomodarem o lutador da casa.

Para saber tudo sobre o UFC, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Usman conseguiu uma queda no terceiro round e controlava por cima as ações, enquanto Edwards se defendia, mas se segurava na grade para impedir a pressão do nigeriano. Como segurar a grade para evitar quedas é contra as regras, o inglês teve um ponto deduzido pela arbitragem depois do lance ser revisto no ‘VAR’. Edwards seguia usando dos chutes baixos para incomodar Usman, que já conseguia se soltar mais na luta.

O quarto round teve o nigeriano apostando no jab e buscando colocar o campeão contra a grade, sem sucesso diante dos chutes baixos do inglês. Usman tentou uma queda no ‘Rocky’, sem sucesso e ainda levando chutes na perna. Um outro takedown é um pouco mais bem sucedido, porém Edwards afasta o adversário e se levanta, para depois tentar um single leg. Ao final, uma bela direita esquentou a ação da luta.

Leon Edwards foi para o chute alto, golpe que lhe deu a vitória na luta anterior, mas este bloqueado pelo nigeriano. O inglês tentou novamente o chute alto após sequência e fez Usman sentir. Foi outro momento que fez o ex-campeão ‘entrar na luta’ e partir para a trocação franca, enquanto Usman procurava uma maneira de colocar o rival contra a grade mais uma vez. O round final se tornou ainda mais disputado com Usman buscando quedas e o inglês batendo com seus socos, chutes e joelhadas. Embora o nocaute não veio, o ‘Rocky’ fez a festa da casa ao sair-se vencedor na decisão dos juízes.

Em luta acirrada, Gaethje derrota ‘sensação’ Fiziev

A co-luta principal do card, entre Justin Gaethje e Rafael Fiziev, era uma das mais esperadas do dia, pela promessa de batalha no octógono. O começo, no entanto, foi mais cadenciado e com os lutadores se estudando. Mas a luta logo esquentou e, no final do primeiro round, uma joelhada de Fiziev quase entrou em cheio no americano.

Durante o segundo round, o começo ainda foi pouco movimentado. Um momento controverso foi um dedo no olho recebido por Fiziev, que se recuperou mas logo levaria uma sequência de pauladas do americano. Os dois lutadores foram para a trocação franca, com Gaethje sendo o mais preciso com seus socos e chutes, quanto o ‘Ataman’ conseguiu equliibrar as ações no final,

No começo do terceiro round, um soco certeiro e uma joelhada chegaram a dar uma balançada em Gaethje, que conseguiu sobreviver e voltou ao ataque. A luta seguiu aberta e com os dois lutadores criando volume e fazendo uma grande trocação. O americano chegou a ter upper e uma sequência de socos na parte final da luta que poderiam ter até causado a chance do nocaute, mas a exibição do ex-desafiante ao cinturão dos leves foi melhor e assim levou a vitória.

Jennifer Maia ‘salva’ noite do Brasil em Londres

O Brasil veio para Londres com quatro representantes no UFC 286, mas apenas uma conseguiu a vitória no octógono da O2 Arena. Jennifer Maia encarou a escocesa Casey O’Neill e não tomou conhecimento da adversária, primeiro adotando uma postura de certa cautela e usando golpes de curta distância para atingir a rival e pontuar. No terceiro, soube segurar a energia para ditar o ritmo da luta sem se expor à lutadora da Escócia e conquistar a vitória.

O UFC 286 teve dois brasileiros como estreantes. Um deles foi Jafel Filho, que encarou uma das revelações do MMA britânico, Muhammad Mokaev. Nem mesmo uma queda de luz da O2 Arena antes da luta atrapalhou o combate, que viu o ‘Pastor’ ir bem na luta no solo e usar bem o seu jiu-jítsu, mas sendo finalizado no round decisivo.

Outro dos estreantes do dia foi Gabriel Mosquitinho. O lutador encarou Lerone Murphy e fez uma luta de grandes emoções com o inglês. O brasileiro mostrou sua força diante do rival, mas não conseguiu superá-lo, sendo também derrotado.

Luana Dread foi a primeira brasileira a subir no octógono para encarar a escocesa Joanne Wood e fez uma luta de equilíbrio com a veterana, com três rounds de boa ação e as duas com bons momentos na trajetória do combate, que terminou com a vitória de, ‘JoJo’ na decisão dos juízes.

Resultados UFC 286 – Edwards x Usman 3

Card principal

Leon Edwards venceu Kamaru Usman por decisão majoritária dos juízes – Edwards mantém o cinturão dos meio-médios

Justin Gaethje vence Rafael Fiziev por decisão majoritária dos juízes

Gunnar Nelson venceu Bryan Barberena por finalização (4:51 do R1)

Jennifer Maia venceu Casey O’Neill por decisão unânime dos juízes

Marvin Vettori venceu Roman Dolidze por decisão unânime dos juízes

Card preliminar

Jack Shore venceu Makwan Amirkhani por finalização (4:27 do R2)

Chris Duncan venceu Omar Morales por decisão dividida dos juízes

Yanal Ashmoz venceu Sam Patterson por nocaute (1:15 do R1)

Muhammad Mokaev venceu Jafel Filho por finalização (4:32 do R3)

Lerone Murphy venceu Gabriel Mosquitinho por decisão dividida dos juízes

Christian Leroy Duncan venceu Dusko Todorovic por nocaute técnico (1:52 do R1)

Jake Hadley venceu Malcolm Gordon por nocaute técnico (1:01 do R1)

Joanne Wood venceu Luana Dread por decisão dividida dos juízes

Jai Herbert e Ludovit Klein empatam em decisão majoritária dos juízes

Veronica Hardy venceu Julianna Miller por decisão unânime dos juízes

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo