Neste sábado, o UFC 293 aconteceu na cidade de Sydney (Austrália), com o cinturão dos médios sendo colocado em disputa por Israel Adesanya contra Sean Strickland na luta principal da noite.
E quem achava que a luta seria mais um ‘passeio’ do nigeriano, se enganou. Com a direito a quase nocautear no primeiro round, o americano deu um show de estratégia e frustrou do começo ao fim o ‘Last Stylebender’ e, assim, conquistou um talvez quase improvável título.
A luta
Adesanya procurou ditar o ritmo da luta desde o começo, usando de fintas e movimentação. Strickland foi para o ataque, mas não achava o nigeriano. O início da luta era de muito estudo e pouca iniciativa de ambos os lutadores.
As únicas coisas que aconteciam foram os chutes do campeão e algumas tentativas do desafiante encaixar um soco. Quando parecia que o primeiro round terminaria morno, a direita do americano pegou em cheio o ‘Last Stylebender’ e o derrubou. Strickland logo partiu para uma ‘chuva’ de ground and pound’ que só não acabou lhe rendendo a vitória pelo round ter acabado.
O ‘susto’ fez Adesanya adotar postura mais cautelosa no segundo round e deu moral para Strickland ir para cima. O campeão agora começava a se soltar mais com os jabs e procurando se recuperar. Os chutes continuavam a ser parte da estratégia do nigeriano, que conseguiu frear o ímpeto do Tarzan, que não teve as chances de ter outro golpe certeiro,
No terceiro round, Adesanya iniciou no ataque, com Strickland se posicionando bem na defesa. E, no ataque, chute alto e outra direita assustaram o nigeriano. E o ‘Tarzan’ teria mais controle com a esquerda começando a encaixar bem enquanto o ‘Last Stylebender’ não se comprometeu a nenhum ataque na parte final deste round.
E Strickland seguiu em cima no quarto round, com um jab e boas sequências que incomodaram a Adesanya. O americano tinha a defesa em dia e era mais agressivo, deixando a luta em pé e usando das armas do nigeriano para ter o controle do duelo. As tentativas do Last Stylebender em contra-atacar eram inúteis diante de um rival que ganhava fôlego tanto no ataque como na defesa.
No quinto e decisivo round, Adesanya tentava e tentava, mas não conseguia ter a chance de encaixar seus golpes. Confortável na luta, Strickland seguia bem defensivamente usando de boas combinações para controlar o duelo do jeito que podia. E assim foi até o final, quando o americano conseguiu o que quase a totalidade acharia improvável: vencer Israel Adesanya na ‘casa’ do rival e se tornar campeão do UFC. Na entrevista pós-luta, Sean Strickland tratou de fazer o que sabe de melhor: soltar o verbo.
– Mas que p*** é essa? Estou sonhando? O Izzy é f****. Ele venceu muitos dos meus amigos facilmente, mas os fãs daqui da Austrália me motivaram. Mas se lembrem. Não importa o ouro (cinturão) que está aqui. É como você trata da sua vida – disse.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
Alexander Volkov consegue finalização espetacular sobre Tuivasa
O co-‘main event’ do UFC 293 teve Tai Tuivasa e Alexander Volkov, em duelo importante dos pesos-pesados. O ‘Bam Bam’ começou buscando os chutes, mas logo o russo foi para se impor e boa combinação pegou bem no rosto do australiano, que ainda foi derrubado com uma ‘paulada’ de direita antes do fim do primeiro round.
Tuivasa seguia apelando para os chutes, especialmente na perna, que machucavam bem a Volkov. Mas este mostrava melhor potência dos socos e novamente levou o australiano ao solo. Novamente em pé, o russo catou a perna em tentativa de chute de Tuivasa, o derrubou e logo iniciou dominante série de ground and pound, Numa primeira tentativa, um katagatame do russo não encaixou, mas logo depois a chance do ‘Ezekiel Choke’ apareceu e bastou ao ‘Bam Bam’ bater em desistência para dar a vitória a Volkov.
O Brasil no UFC 293
Foram dois os representantes do Brasil no octógono em Sydney. No card principal, Felipe dos Santos encarou o português Manel Kape e tentou começar no ataque, mas levou um knockdown logo no princípio da luta. ‘Lipe Detona’ se recuperou e conseguiu responder na medida a força do lutador de origem angolana na trocação, fazendo o primeiro round bastante interssante.
A luta se tornou disputada durante todos os três pontos, mas quem ditava o ritmo era Kape, mais preciso em seus golpes e conseguindo bloquear a inciativa do brasileiro, que teve oportunidades de ir para cima, mas não obteve o sucesso desejado e perdeu em sua estreia no Ultimate.
Primeiro brasileiro a subir ao octógono no UFC 293, Gabriel Fly demorou menos de um minuto para mostrar serviço contra Shane Young. Com um double leg, o paranaense derrubou o neozelandês e conseguiu ir para as costas. Young tentou se defender do jeito que pode, mas Gabriel conseguiu pegar no mata-leão e, com 59 segundos de luta, finalizar.
Resultados UFC 293 – Adesanya x Strickland
Card principal
Sean Strickland venceu Israel Adesanya por decisão unânime dos juízes – Strickland é o novo campeão dos médios
Alexander Volkov venceu Tai Tuivasa por finalização (4:37 do R2)
Manel Kape venceu Felipe dos Santos por decisão unânime dos juízes
Justin Tafa venceu Austen Lane por nocaute técnico (1:22 do R1)
Tyson Pedro venceu Anton Turkalj por nocaute (2:12 do R1)
Card preliminar
Carlos Ulberg venceu Da Um Jung por finalização (4:49 do R3)
Chepe Mariscal venceu Jack Jenkins por nocaute técnico (3:19 do R2)
Jamie Mullarkey venceu John Makdessi por decisão unânime dos juízes
Nasrat Haqparast venceu Landon Quiñones por decisão unânime dos juízes
Charles Radtke venceu Mike Mathetha por decisão unânime dos juízes
Gabriel Fly venceu Shane Young por finalização (0:59 do R1)
Kevin Jousset venceu Kiefer Crosbie por finalização (4:49 do R1)