Atlético-GO

Um ano de ‘identidade própria’; relembre a atualização do escudo do Atlético-GO ao longo do tempo

Foto: Twitter/MKTEsportes

No último sábado (19), o atual e característico escudo do Atlético-GO completou um ano de criação. O distintivo é fruto do desejo dos torcedores e dirigentes de modernizar e diversificar a marca atleticana, criando uma identidade nova, já que o antigo era inspirado no formato do escudo do São Paulo e as cores do Flamengo.

POLÊMICA

Assim que foi divulgada uma possível alteração na simbologia da equipe, em 2019, houve divergência entre os apaixonados pelo dragão, afinal, o escudo faz parte da história de um time. Mas, por outro lado, tiveram muitos torcedores que apoiaram a decisão da presidência da equipe, pois alegaram estarem cansados de terem um símbolo que lembrava fortemente o do São Paulo.

Na realidade, não há problema em se inspirar, essa discussão foi desnecessária, mas nota-se cada vez mais a tentativa do dragão em ter a sua marca própria, sua identidade, primeiro com um escudo totalmente incomum, depois com a criação das camisas com faixas transversais, que também não são tão populares entre os clubes.

A ideia inicial era lançar um escudo que não substituísse o antigo (triangular), apenas que fosse um adicional. No entanto, o atual distintivo do Atlético-GO tem ganhado cada vez mais popularidade entre os apaixonados por ele e, agora, estampa quase todas as camisas dos torcedores do rubro-negro goiano.

OUTROS ESCUDOS

No início de sua história, o dragão não usava nenhum distintivo, apenas a sua tradicional camisa vermelha e preta. O primeiro escudo adotado foi um com as letras A, C e G sobrepostas bordadas na camisa, alternando entre o escudo com o triângulo invertido, que tem as cores vermelho preto e branco, com as letras ACG escritas no topo. Mas, em 1959, tornou definitivo o uso somente do triangular, fazendo algumas pequenas alterações ao longo do tempo. Ele foi a marca registrada do dragão até o dia 19 de junho 2020, quando houve o lançamento do atual escudo.

CAMISAS

Foto: divulgação/Atlético-GO

Hoje em dia, as camisas do Atlético-GO têm se destacado em todo o país por suas belezas. Estampando-as, o novo escudo, que virou o queridinho da torcida do dragão. A mais recente é a branca com uma faixa transversal nas cores vermelho e preto, com o distintivo orgulhosamente carregado no peito. Mas, por outro lado, não podemos esquecer das tradicionais rubro-negras, que refletem e carregam toda a história do clube que cresce cada vez mais no futebol nacional e internacional, mas sem se esquecer de sua raiz campineira.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo