Nesta terça (22), LDU e São Paulo se encontram pela segunda vez na Copa Libertadores da América 2020. Antes da pausa, vitória com autoridade do time brasileiro por 3 a 0, no Morumbi. Em contrapartida, o momento é favorável ao time equatoriano no pós-parada. Contando com o retrospecto de apenas uma derrota nos últimos dez jogos, confira como está a equipe que recebe o São Paulo na Liberta.
PANDEMIA
O ano de 2020 começou bem para os equatorianos. Em fevereiro, a equipe foi campeã da supercopa do Equador e, logo depois, embalou uma sequência de três vitórias seguidas – incluindo o triunfo por 3 a 0 diante do River Plate, na 1ª rodada da Libertadores. No entanto, essa boa fase da LDU foi interrompida justamente pelo São Paulo. A derrota por 3 a 0 para o Tricolor Paulista marcou o que seria a última partida da LDU antes da parada, marcando também, o início de alguns problemas em Quito.
SAÍDAS E CHEGADAS
O desgaste financeiro atingiu em cheio a equipe durante a pandemia. De acordo com relatos da mídia equatoriana, o clube apresentou dificuldade para manter sua folha salarial, tendo que reduzir o salário de seus jogadores, além de atrasar o pagamento de funcionários.
No meio desses problemas, outro. Em julho, o astro Antonio Valencia teve seu contrato rescindido e deixou a equipe. O lateral havia chegado do Manchester United na metade de 2019 e ficou apenas um ano na ‘Liga’. O clube entendeu que a situação econômica não era favorável para a manutenção do atleta e decidiu dispensá-lo.
Além de Valencia, o zagueiro Carlos Rodríguez, titular nas duas primeiras partidas da Liberta, também deixou o clube. A única contratação da Liga de Quito foi o volante Ezequiel Piovi, que já assumiu a titularidade e estará no confronto diante do São Paulo.
MUDANÇAS TÁTICAS
Ao contrário do que se imaginava, a saída de Antonio Valencia gerou mudanças positivas ao elenco da LDU. Apesar de ser lateral de origem, Valencia era utilizado como volante na equipe, por isso, o jogo passava pelo astro tanto na defesa quanto na criação das jogadas ofensivas, sempre pelo meio. Com a sua saída, o time ganhou em dinâmica e amplitude – com toques rápidos, a LDU agora abusa das laterais, já que seu jogo foi ‘descentralizado’.
Ezequiel Piovi é outra mudança positiva no time do técnico Pablo Repetto. O agora titular faz uma dupla de ‘volantes marcadores’ com Villarruel, oferecendo maior liberdade aos meias criadores: Sornoza e Zunino.
PROVÁVEL LDU PARA ENFRENTAR O SÃO PAULO:
Apesar de estar em baixa, o grande destaque da equipe equatoriana é o atacante Cristian Martínez Borja. Dono de 12 gols em 17 jogos na atual temporada, o centroavante marcou apenas um gol na Libertadores 2020 e agora divide a titularidade da posição com Rodrigo Aguirre. Borja, entretanto, pode ficar como opção no banco e aprontar durante o segundo tempo.
UMA DERROTA NOS ÚLTIMOS DEZ JOGOS
A LDU vive o seu melhor momento na temporada. São dez jogos desde a volta do futebol, somando sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota – essa no dia 22 de agosto. Justamente por isso, a equipe equatoriana chega até o confronto diante do São Paulo sem saber o que é perder há um mês.
Na Liberta, a LDU assumiu a liderança do grupo D, após vencer o Binacional por 1 a 0 no retorno da competição. A ‘Liga’ têm seis pontos em três partidas. River e São Paulo empatam na segunda e terceira posições, respectivamente, com quatro pontos ganhos. O Binacional é o último, mas segue apenas um ponto atrás da dupla Brasil-Argentina. Caso vença o confronte diante do São Paulo, a LDU pode selar a sua classificação para as oitavas de final da competição continental.
A última partida da equipe antes do duelo contra o São Paulo, foi o empate em 1 a 1 no clássico contra o Emelec, no sábado (19), com gol de bicicleta de Sornoza. Atualmente, a LDU lidera o campeonato equatoriano, com um ponto a mais que o Independiente Del Valle.
LDU e São Paulo se enfrentam nesta terça (22), às 21h30 do horário de Brasília. Você pode acompanhar o Tempo Real do Esporte News Mundo na hashtag #QuitoENM, com o lance a lance e comentários dos setoristas.
Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook!