Tênis

US Open: Confira os destaques dos jogos masculinos no quinto dia

Reprodução/US Open Tennis @usopen

A última sexta-feira (04), em Flushing Meadows, deu inícío à terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos. Além do sérvio Novak Djokovic, outros três tenistas do top 10 entraram em quadra na bolha montada pela USTA (Federação Estadunidense de Tênis). Acompanhe a cobertura do Esporte News Mundo.

Stefanos Tsitsipas 2-3 Borna Coric (7/6, 4/6, 6/4, 5/7 e 6/7)

Em uma epopeia de 4 horas e 36 minutos, o 32º do mundo, Borna Coric, despachou o favorito, Stefanos Tsitsipas, após salvar seis match-points.

O equilíbrio das forças manteve-se ao longo de todo o primeiro set, eventualmente levando a parcial para o tie-break. Tsitsipas, então, mudou sua estratégia e passou a pisar mais dentro da quadra, distribuindo agressivamente forehands que foram empurrando seu adversário para atrás da linha de saque. Com isso, o grego conquistou os últimos quatro pontos do tie-break para obter sua primeira vantagem no confronto.

Após o primeiro set, Coric recebeu atendimento médico por conta de um desconforto no pescoço e ombro-direito. O atendimento pareceu surtir efeito no croata, que subiu seu percentual de pontos ganhos com o saque para 80%, em comparação aos 66% vistos no set anterior. Coric e Tsitsipas permaneceram empatados até o décimo game, quando o croata se aproveitou de um erro não-forçado de forehand do grego para vencer a parcial e empatar a partida.

Embora ambos os jogadores tenham confirmado serviços tranquilos no terceiro set, a intensa trocação de bolas em longos rallies, especialidade de Tsitsipas, pareceu lentamente subjugar Coric. À partir do nono game, Tsitsipas viveu seu grande momento no embate, quando levou seis dos sete games que seriam disputados, possibilitando o grego a fechar o terceiro set e abrir uma vantagem de 5/1 no set seguinte.

Com o jogo em mãos, Tsitsipas deixou escapar sua primeira chance de sacar para a vitória, além de desperdiçar dois match-points no game seguinte e novamente ter seu saque quebrado no nono game, quando teve mais quatro match-points. Já no 5/4, Tsitsipas, incrédulo consigo mesmo, não conseguiu reagir na medida em que o croata, energizado pela virada, quebrava seu saque mais uma vez com um forehand vencedor de devolução e fechava uma parcial completamente inusitada.

No quinto e último set, Tsitsipas conseguiu quebrar o serviço de Coric para abrir 3/2. Tendo vivenciado drama muito maior no confronto, Coric permaneceu calmo, devolveu a quebra no game seguinte e ainda salvou quatro break-points no oitavo game do set para mantê-lo empatado em 4/4. O grego havia cometido apenas uma dupla-falta em 29 serviços jogados, porém já no tie-break, errou dois serviços, propiciando a Coric abrir uma vantagem de 6/3, que ele consumou no seu segundo match-point após Tsitsipas errar um forehand crucial.

Borna Coric enfrentará o australiano Jordan Thompson, 63° do mundo, pelas oitavas de final do torneio.

Adrian Mannarino 1-3 Alexander Zverev (7/6, 4/6, 2/6 e 2/6)

O jogo que aconteceu no Louis Armstrong Stadium atrasou por quase três horas, graças ao infame episódio de contaminação do francês Benoit Paire pelo novo coronavírus. Embora não seja participante do confronto, Paire está diretamente ligado ao atraso da partida entre Mannarino e Zverev, isso porque o também francês Mannarino entrou em contato com Paire pouco antes deste testar positivo para a doença. Neste cenário, Mannarino teve de cumprir uma série de protocolos para que pudesse jogar.

Iniciado o duelo, o que se viu durante o primeiro set foi equilíbrio total, com todos os serviços sendo confirmados até o quinto game, quando cada tenista quebrou o saque do adversário. No oitavo game, Mannarino desperdiçou três break-points, mas já no tie-break, confirmou três pontos enquanto Zverev sacava, fazendo 7/4 e fechando a primeira etapa após mais de uma hora de jogo.

Zverev começou a fazer valer seu favoritismo no segundo set, salvando um break-point no 4/3 e quebrando o saque de Mannarino no 5/4 para empatar o confronto.

O terceiro set chamou a atenção pelo alto número de quebras de serviço. Ao todo foram quatro, sendo uma de Mannarino e três de Zverev, que não precisou suar tanto como nas parciais anteriores para fechar o set em 6/2.

Diferentemente do primeiro set, o quarto (e último) precisou de apenas 32 minutos para ser resolvido. Zverev conquistou uma quebra no quarto game, fazendo 3/1 e administrando até o oitavo. No primeiro match-point que teve, o alemão quebrou novamente Mannarino e encerrou a questão.

Alexander Zverev enfrentará Alejandro Davidovich Fokina, 99º do mundo, pelas oitavas de final do torneio.

Filip Krajinovic 0-3 David Goffin (1/6, 6/7 e 4/6)

O belga David Goffin, número dez do mundo, precisou de apenas três sets para eliminar Filip Krajinovic na quadra 11 do complexo Billie Jean King, em Nova Iorque.

Goffin assegurou os primeiros quatro games da partida, vencendo 16 de 22 pontos disputados, e levando apenas 27 minutos para fechar o primeiro set.

Krajinovic, que sofria com o aproveitamento de segundo saque, conseguiu quebrar o serviço de Goffin no início do segundo set. Contudo, houve seis quebras ao longo de dez games, e o set foi para o tie-break. Goffin venceu os primeiros quatro pontos, e viu Krajinovic mandar um forehand para longe quando o placar estava 6/5 para o belga, finalizando-se a segunda etapa.

No 1/1 do terceiro set em diante, Goffin venceu 12 de 14 pontos disputados. Krajinovic foi quebrado no 2/1, conseguiu devolver a quebra e empatar em 4/4, mas sucumbiu no serviço seguinte, sendo quebrado novamente pelo número dez do mundo.

David Goffin enfrentará o canadense Denis Shapovalov, 17° do mundo, pelas oitavas de final do torneio.

Outros resultados

Pablo Carreño Busta 3-0 Ricardas Berankis (6/4, 6/3 e 6/2)

Denis Shapovalov 3-2 Taylor Fritz (3/6, 6/3, 4/6, 7/6 e 6/2)

Jordan Thompson 3-0 Mikhail Kukushkin (7/5, 6/4 e 6/1)

Cameron Norrie 1-3 Alejandro Davidovich Fokina (6/7, 6/4, 2/6 e 1/6)

Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo