Neste domingo, 11 de julho, ocorre a grande final da Eurocopa entre Itália e Inglaterra, às 16h (horário de Brasília), no estádio de Wembley em Londres. Ambas as equipes, que foram líderes de seus grupos, vão disputar a final da competição depois de passarem de Espanha, eliminada pela Itália, e, Dinamarca eliminada pela Inglaterra.
A Inglaterra chegou à final da Eurocopa com a defesa menos vazada da competição, sofrendo apenas um gol, na semi-final da contra a Dinamarca em partida que terminou 2 a 1 para o English Team. Na fase de grupos, os ingleses venceram a Croácia e República Tcheca pelo placar mínimo de 1 a 0 e empataram com a Escócia em 0 a 0, terminando na liderança do grupo. Nas oitavas, enfrentaram a Alemanha e venceram por 2 a 0. Nas quartas, passaram pela Ucrânia em goleada por 4 a 0. A Inglaterra chega a final da competição pela primeira vez em sua história. A equipe provavelmente terá o desfalque de Phil Foden, lesionado no treinamento.
Já a Itália volta a final da Eurocopa depois de 9 anos, e foi líder com sobras no seu grupo, vencendo Turquia e Suíça por 3 a 0 e País de Gales por 1 a 0. Nas oitavas de final, os italianos eliminaram a Áustria por 2 a 1 e nas quartas a forte seleção da Bélgica pelo mesmo placar. Depois de ir pra prorrogação e disputa de penais contra a Espanha em jogo que terminou em 1 a 1, a Itália busca a sua segunda conquista na competição, que venceu única vez em 1968. A Itália não contara com o lateral esquerdo Spinnazola, que lesionou o tendão na partida contra a Bélgica.
Prováveis escalações:
Itália: Donnaruma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini e Emerson Palmieri; Barella, Jorginho e Verratti; Chiesa, Immobile e Insigne. Técnico: Roberto Mancini.
Inglaterra: Pickford; Walker, Stones, Maguire e Shaw; Rice, Phillips, Saka, Mount e Sterling; Kane. Técnico: Gareth Southgate