São Paulo

Vanderlei tenta quarta classificação contra o São Paulo na Copa do Brasil

Rafael Ribeiro / Vasco

O confronto entre São Paulo e Vasco pela Copa do Brasil tem vantagem do tricolor paulista, que eliminou o cruzmaltino em duas das três vezes que os times se enfrentaram na competição, mas quando o assunto é o dono da meta vascaína, o goleiro Vanderlei, o São Paulo tem um retrospecto 100% negativo.

Formado nas categorias de base do Londrina, Vanderlei tem 37 anos e uma carreira longa, na qual encontrou o São Paulo em duelos eliminatórios da Copa do Brasil três vezes e saiu vitorioso em todas. Todos os confrontos foram em semifinais e por coincidência, em todas as vezes, após eliminar o São Paulo, Vanderlei enfrentou o Palmeiras na final e terminou vice-campeão.

O primeiro confronto foi há quase dez anos, entre Coritiba e São Paulo, em 2012, na semifinal. O jogo de ida foi no Morumbi e o jovem Lucas, estrela do tricolor na época, decidiu praticamente no último lance da partida. Mesmo com um a menos devido a expulsão de Paulo Miranda, o São Paulo venceu por 1 a 0. Porém, no Couto Pereira, a história foi diferente, o Coritiba reverteu o placar, venceu por 2 a 0, com gols de Emerson e Éverton Ribeiro. O atual meio-campista do Flamengo foi o nome do jogo, com uma assistência e um impressionante gol de cabeça, apesar de ter apenas 1,74m de altura. O Coritiba avançou para a final, mas acabou perdendo para o Palmeiras por 3 a 1 no placar agregado.

Em 2015, um SanSão decidiu a semifinal da Copa do Brasil e defendendo o Santos, Vanderlei novamente levou a melhor contra o São Paulo. Na ocasião, a equipe da baixada não deu qualquer chance para o tricolor paulista e venceu os dois jogos por 3 a 1. No primeiro jogo, com campo encharcado e até falta de luz, o Santos venceu com gols de Gabriel, Marquinhos Gabriel e Ricardo Oliveira, enquanto Pato descontou para o São Paulo. No jogo de volta, Ricardo Oliveira marcou duas vezes e Marquinhos Gabriel completou, enquanto Michel Bastos fez o gol de honra do tricolor. Vanderlei novamente avançou pra final contra o Palmeiras e foi vice mais uma vez, perdendo a decisão nas penalidades.

+ Análise: o São Paulo está no Reffis

A mais recente aconteceu no ano passado, quando Vanderlei defendia as cores do Grêmio e encarou mais uma vez o São Paulo na semifinal da Copa do Brasil. No jogo de ida, o goleiro segurou a vitória com uma grande defesa nos acréscimos e na volta, repetiu a dose para segurar o empate. O Grêmio avançou para a final e de novo, o time de Vanderlei perdeu o título para o Palmeiras. Curiosamente, Vanderlei ficou no banco na grande final, o técnico Renato Gaúcho abriu a disputa pela titularidade no gol e escolheu Paulo Victor para encerrar a temporada. O novo titular acabou tendo uma atuação questionada pelos torcedores, em especial pela participação do goleiro nos três gols do Palmeiras, que venceu o duelo por 3 a 0 no placar agregado.

Dessa vez não tem como Vanderlei perder o título para o Palmeiras, já que o alviverde foi eliminado pelo CRB na fase anterior. O confronto também não é de semifinal, e sim oitavas de final da competição. Todo um cenário diferente, que pode pender para os dois lados: para o torcedor vascaíno, imaginar que dessa vez Vanderlei vai eliminar o São Paulo e ser campeão. Para o são-paulino, dar alguma esperança de que finalmente a equipe vai conseguir eliminar um time com Vanderlei no gol.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo