Nesta quarta-feira (3), o Vasco bateu o Fortaleza por 2 a 0, em São Januário. Com o resultado, o Gigante da Colina chega aos 14 pontos no Campeonato Brasileiro e se afasta da zona de rebaixamento. Os gols de Mateus Carvalho e Vegetti garantiram a terceira vitória da equipe sob o comando de Rafael Paiva. Após a derrota, o Leão do Pici segue no meio da tabela, com 20 pontos conquistados.
O jogo começou com lances de perigo para os dois lados, principalmente na bola aérea. O zagueiro tricolor Brítez testou rente ao travessão e quase abriu o placar. Os donos da casa responderam com investidas de David e Vegetti. Logo aos 13 minutos, no entanto, Dimitri Payet sentiu dores na coxa direita e pediu para sair. JP entrou na vaga do camisa 10.
Em um primeiro tempo equilibrado, o Cruzmaltino foi melhor. Superior em posse de bola e finalizações, a equipe de Rafael Paiva levou mais perigo ao Leão. Primeiro, em uma cabeçada do “Pirata” e, na sequência, com um chute à queima roupa de Hugo Moura. Nas duas finalizações, o goleiro João Ricardo espalmou para longe.
O Fortaleza também criou e obrigou Léo Jardim a trabalhar. Na melhor chance do Tricolor de Aço, Breno Lopes ficou cara a cara com o goleiro vascaíno, que conseguiu defender de mão trocada. No momento em que os visitantes mais atacavam, o jogo mudou completamente. Após escanteio, Adson conseguiu arrancar em um contra-ataque livre de marcação. Foi parado com um carrinho violento de Hércules, que levou cartão vermelho pela falta.
Com um a mais, o Vasco cresceu na partida e abriu o placar. Aos 47 minutos, David foi acionado na entrada da área, driblou o primeiro marcador e sofreu falta, mas o juiz aplicou a lei da vantagem. A bola sobrou limpa para Mateus Carvalho, que bateu forte e de primeira, no canto esquerdo de João Ricardo. 1 a 0 para o Gigante da Colina.
Depois do intervalo, Rojas entrou no lugar de Maicon para completar a zaga. A segunda etapa começou com poucos espaços e o Cruzmaltino só voltou a pressionar após os primeiros 15 minutos. Em cobrança de escanteio, aos 17, Lucas Piton levantou na primeira trave e Vegetti completou de cabeça. 2 a 0 e mais um gol na conta do artilheiro, que chega ao sexto no Brasileirão.
O placar se manteve igual e a equipe visitante teve mais dificuldade para reagir. Comandado por Felipe Jonatan e Marinho, o Fortaleza tentou atacar sem grande sucesso. Pelo lado cruzmaltino, ainda entraram Puma Rodríguez, Erick Marcus e Zé Gabriel. Com o resultado encaminhado, o Vasco administrou a posse de bola e se fechou para garantir os três pontos em casa.
Em 10 partidas disputadas entre as equipes em São Januário, os donos da casa seguem invictos. Foram sete vitórias, três empates e nenhuma derrota para a equipe cearense na história do Campeonato Brasileiro.
AGENDA
No próximo domingo (7), às 18h, o Vasco encara o Internacional. A partida marcará o retorno do Colorado ao Beira-Rio desde o fechamento do estádio devido às enchentes no Rio Grande do Sul. No mesmo dia, o Fortaleza recebe o Fluminense às 16h, no Castelão.