Coritiba

Agora com Morínigo, veja o retrospecto dos técnicos do Coritiba na temporada

Coritiba Treinador

Coritiba chega para enfrentar o Grêmio neste domingo (31), no Couto Pereira, em um dos momentos mais cruciais do time na temporada 2020/2021. A equipe se encontra em uma situação delicada dentro do Campeonato Brasileiro, porém, desde a mudança da diretoria e da comissão técnica – com a chegada do novo técnico, Gustavo Morínigo, o time se encontra em uma mudança de sentimento dentro de campo e essas atitudes estão resultando em bons jogos do Verdão nessa reta final de Brasileirão. 

MUDANÇAS

Todos os comandantes do Verdão na temporada, antes da chegada de Gustavo Morínigo e sua comissão técnica. FOTOS: REPRODUÇÃO/CORITIBA

 

A inconstância dentro e fora das quatro linhas foi um dos pontos que levaram o Coxa a chegar na situação que se encontra no Brasileirão; o time ocupa, hoje (30/01), a penúltima colocação da tabela, com 27 pontos, oito pontos a menos do que o Bahia – primeiro clube fora da zona de rebaixamento, o Alviverde também foi uma das equipes com menor número de gols feitos nessa Série A; e é um dos times que mais trocou de comandantes na beira do gramado; foram ao todo sete nomes que já dirigiram o Alviverde, sendo eles: quatro técnicos e três auxiliares interinos. 

Comando técnico 

Eduardo Barroca

O Verdão começou a temporada com Eduardo Barroca no comando técnico, o time iniciou os trabalhos em janeiro de 2020, com a vitória por 2 a 1 sobre o Cascavel CR. Daquele jogo até o fim do contrato do técnico, o Coxa comandado por Barroca disputou 22 partidas, com 11 vitórias; três empates e oito derrotas. O time marcou 38 gols e sofreu 23.  

Os números em si não foram os responsáveis pela a queda de Eduardo Barroca, em agosto de 2020. Após o time ser derrotado nas duas competições que disputou no ano: eliminado pelo Manaus FC na Copa do Brasil e ter sido derrotado nas duas finais do Paranaense contra o Athletico Paranaense; a equipe do Alto da Glória ainda foi dirigida por Barroca até a 4ª rodada do Brasileirão, mas após a derrota por 3 a 1 contra o Corinthians, o técnico foi desligado da equipe.  

Mozart Santos 

O técnico interino foi o escolhido para comandar a equipe após a queda de Barroca, o time enfrentou o Red Bull Bragantino, em São Paulo; o Coxa na ocasião saiu vencedor na partida que terminou em 2 a 1.  

Jorginho 

O técnico que foi o responsável pelo acesso para a primeira divisão na edição anterior do Brasileiro, foi o escolhido pela diretoria para comandar o Coxa após demitir Eduardo Barroca. Jorginho tinha sido a melhor escolha da diretoria para o momento, afinal, o mesmo já tinha comandado a equipe no ano anterior, então, algumas peças do elenco já haviam trabalhado com Jorginho na Série B.  

Mas o técnico também mostrou ser mais uma das escolhas que não deram certo no comando Coxa-Branca; O técnico deixou o comando do Coxa após 13 partida, desde o primeiro jogo do Verdão, contra o Sport, o Coxa venceu três, empatou quatro vezes e foi derrotado em seis ocasiões. O técnico deixou o clube em outubro de 2020, após uma derrota, para o Ceará, por 2 a 1, no Castelão. 

Pachequinho 

Não é nenhuma novidade que o ídolo coxa-branca fosse o escolhido para comandar a equipe após a demissão de Jorginho. Pachequinho, já foi comandante na beira do gramado do Verdão em inúmeras oportunidades, estreou vencendo o Atlético-GO por 1 a 0 no Couto Pereira. O técnico ainda retornaria ao comado do Coxa no Brasileirão, após a demissão de Rodrigo Santana. Ao todo Pachequinho comandou o Alviverde da capital em três oportunidades, sendo duas derrotas e uma vitória; o time marcou dois gols e sofreu quatro tentos. 

Rodrigo Santana 

O técnico foi o responsável por comandar a equipe entre o hiato das duas direções de Pachequinho; o treinador não conseguiu nenhuma vitória no comando técnico do verdão e após uma derrota para o Sport, Santana foi desligado da equipe. O Coxa, quando comandado por Rodrigo Santana, perdeu em quatro oportunidades e empatou duas vezes. 

Júlio Sérgio e Gustavo Morínigo 

Agora com a nova diretoria, todos os nomes que comandaram a equipe do Verdão no ano, parecem que serviram apenas como uma ferramenta para não deixar o Coxa sem comando; a nova diretoria prometeu com a vinda da nova comissão técnica que o comandante paraguaio terá tempo e uma proposta para implantar seu estilo de jogo no Couto Pereira.  

Gustavo Morínigo mesmo sendo contratado no início do mês de janeiro, o técnico até o jogo contra o Grêmio nesse domingo (31), comandou o Coxa em apenas uma oportunidade na beira do gramado, a estreia era prevista para o clássico contra o Athletico Paranaense, mas por questões de inscrição no BID da CBF, técnico comandou a equipe apenas contra o Vasco da Gama, naquela ocasião, o time venceu por 1 a 0, lá no São Januário e também, durante esse tempo, o técnico foi afastado em isolamento domiciliar por conta da Covid-19.  

O Verdão tem um árduo trabalho se quiser se manter na primeira divisão, trabalho esse que está nas mãos do comandante Gustavo Morínigo – o próximo desafio é contra o Grêmio, no Couto Pereira, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.   

Para saber tudo do Alviverde, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo