Neste domingo (5), aconteceu o GP do Brasil, que contou com o atual tricampeão da Fórmula 1, Max Verstappen, ampliando ainda mais o seu recorde de vitórias em uma temporada. O holandês conquistou a sua vitória número 52 na carreira, e a 17 (de 20 disputadas) nesta temporada. Largando na pole conquistada na sexta, o holandês teve poucas dificuldades e dominou do começo ao fim.
A emoção do GP do Brasil começou antes da largada com o abandono de Charles Leclerc. Na volta de formação, o monegasco sofreu com problemas hidráulicos e bateu sua Ferrari. Na largada, Alexander Albon, da Williams, se envolveu em um incidente com as Haas de Nico Hulkenberg, e Kevin Magnussen. Alex e Magnussem abandonaram.
Após três voltas, a prova foi interrompida por uma bandeira vermelha devido à necessidade de reparos na pista. Na relargada, Verstappen manteve a ponta, e o bicampeão Fernando Alonso, ultrapassou Lewis Hamilton, subindo para o top 3 – o britânico havia ganhado posições na largada anterior.
Pérez, que havia sido prejudicado na qualificação, passou Lance Stroll e seu Aston Martin, para chegar ao sexto lugar, mexicano. Na curva do lago, Lando Norris tentou ultrapassar Verstappen, mas após um erro próprio e perder o DRS, o tricampeão disparou para se manter na liderança.
Em sequência, o piloto da Red Bull Sergio também fez a mesma troca, mas perdeu sua posição. Logo após aquecer seus pneus, o mexicano ultrapassou Lewis Hamilton. Do outro lado, Stroll ultrapassou Russell e subiu para a décima posição.
Na volta 28, Verstappen e Norris pararam para médios. Mesmo com o pitstop, Max se manteve ponta, seguido por Lando, Alonso e Pérez. Em seguida, George Russell foi ultrapassado por Carlos Sainz, que foi a sétimo com sua Ferrari. No meio do pelotão, Tsunoda passou Bottas para voltar ao top 10.
Na volta 43, Pierre Gasly, francês da Alpine, ultrapassou Russell e subiu para oitavo, atrás de Hamilton e Sainz. Top 5: Verstappen, Norris, Alonso, Pérez e Stroll. Na volta 48, Alonso, Pérez, Hamilton e Gasly pararam para colocar compostos macios. Pierre e sua Alpine ultrapassaram Lewis e sua Mercedes em sequência.
Ao final da corrida, Verstappen foi para seu segundo pit stop e colocou compostos médios na volta 57. Russell abandonou a corrida na volta seguinte. Norris seguiu o mesmo movimento do holandês na sequência. Pérez que estava em busca do pódio, foi para o ataque total sobre Alonso na últimas voltas, mas foi ultrapassado novamente pelo espanhol. Ambos atravessaram a linha de chegada juntos, mas o espanhol prevaleceu por 0.053s.
A Fórmula 1 retorna nos dias 17, 18 e 19 de novembro com o Grande Prêmio de Las Vegas, no Circuito Urbano de Las Vegas.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.