Dando continuidade aos resultados já vistos em Grandes Prêmios passados, a Red Bull lidera o primeiro treino livre na Espanha. Apesar de muitas reclamações, Max Verstappen marca o melhor tempo da manhã, com 1min14s606 e, Sergio Pérez vem logo em segundo, a apenas 0s768 atrás de seu companheiro. Esteban Ocon, após um ótimo resultado em Mônaco, completa o Top 3 do TL1.
De Vries consegue o quarto melhor tempo, finalmente aparecendo em uma das primeiras colocações. Pierre Gasly vem em quinto e Fernando Alonso fica com o sexto melhor tempo. Magnussen coloca a Haas no sétimo lugar e as Ferrari de Leclerc e Sainz estão logo em seguida, com o oitavo e nono lugar, respectivamente. George Russell fecha o Top 10 e, Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe, fica em 12º, cerca de 0s092 atrás de Russell. Entre as Mercedes, está a McLaren de Lando Norris, na 11º. Zhou, Tsunoda e Stroll completam o Top 15.
E, para fechar a sequência de tempos, está a Alfa Romeo de Valtteri Bottas em 16º, Oscar Piastri em 17º, Hulkenberg em 18º e as Willians de Logan Sargeant e Alex Albon em 19º e 20º.
As equipes aproveitaram o circuito de Barcelona para finalmente observar os resultados das alterações dos carros, tendo em vista que Mônaco não foi um circuito bom para se ter a real noção delas e o Grande Prêmio de Ímola havia sido cancelado por conta das chuvas. Com as mudanças feitas no circuito, de remoção da gincane final, Russell e Pérez reclamaram bastante do carro quicar ao chegar na entrada da curva.