Max Versatppen conquistou apenas a sua segunda pole position da temporada. Apesar das cinco vitórias neste ano na Fórmula 1, o neerlandês conseguiu superar Fernando Alonso na classificação deste sábado, 18, no Canadá. Numa sessão molhada após chuva em Montréal, o campeão da Fórmula 1 foi o mais rápido do dia.
Além de marcar o melhor tempo da classificação, os desafiantes ao título desta temporada da Fórmula 1 também não tiveram um dia fácil. Charles Leclerc, principal rival do número 1 do grid, já sabia que ia largar do fundo do grid após uma troca na unidade de potência da sua Ferrari. Esta troca vem após uma falha enquanto o monegasco era líder em Baku no último fim de semana.
Enquanto isso, seu companheiro — e rival — Sergio Perez sofreu um acidente na segunda etapa da classificação e não marcou tempo bom o suficiente para lutar pela pole. Assim, o campeão largará ao lado de Fernando Alonso, seguidos de Carlos Sainz e Lewis Hamilton. Mesmo assim, não espera vitória fácil no Canadá:
— Eu ainda estou esperando uma corrida que não será fácil. Mas acho que hoje, com condições desafiadoras, nós mantemos a calma, não cometemos erros e tivemos boas chamadas no Q3. Então, claro, estou super feliz com isso, conseguir a pole position aqui e voltar para Montreal.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
O GP do Canadá não estava no calendário da Fórmula 1 desde 2019, por causa da pandemia da COVID-19. Assim, o circuito de Gilles Villeneuve fez seu retorno com condições difíceis, de pista molhada durante o Q1 e condições mudando enquanto a classificação tomava parte no traçado canadense. Foi nessa situação que Alexander Albon chegou a encostar no muro, e Sergio Perez acabou perdendo o freio e encontrando o muro.
Verstappen, enquanto isso, estava feliz em voltar ao circuito canadense. O campeão mundial define que o traçado coloca aquela sensação de “retorno ao kartismo”, com “zebras de verdade” no traçado. “Sempre gostamos de pilotar por aqui e estou ansioso por amanhã”, concluiu.
A largada está marcada para as 15h, horário de Brasília, deste domingo, 19. Com seus rivais pelo título largando na parte final do grid, Max Verstappen coloca a expectativa de aumentar sua vantagem no Campeonato de Pilotos, o qual já lidera por 21 pontos sobre o mexicano da Red Bull, Sergio Perez.