Automobilismo

Verstappen supera a concorrência da McLaren e faz a pole no GP da Holanda

Verstappen vence duelo contra Norris e Piastri e larga na pole na sua casa

Foto: Divulgação/Red Bull

Neste sábado (26), aconteceram os treinos classificatórios que garantiram a 26ª pole da carreira de Max Verstappen. O holandês da Red Bull venceu a concorrência no fim com a volta de 1m10s567, mas teve uma manhã complicada com os duelos contra Norris e Piastri.

+ Zhou tem futuro incerto na Alfa Romeo e Drugovich ganha força para 2024

Q1

Na primeira sessão de classificação todos os carros foram para a pista com pneus intermediários, apesar de não estar chovendo. Com os pneus de chuva por causa das condições da pista, Norris e Piastri começaram bem e figuraram no topo até a primeira metade.

Após um bom início da McLaren, as duas Ferraris ocuparam o topo por alguns segundos, depois as Mercedes junto com Alonso dividiram o melhor tempo, mas quando acertou a volta Max Verstappen subiu para o 1º lugar.

Entretanto, Verstappen foi superado pelas McLarens que estavam em um ritmo fenomenal. Norris e Piastri passaram o holandês e ficaram no top3, com Russell ao lado deles. Mas como o dono da casa, o piloto da Red Bull voltou ao topo com 5 minutos para o fim do Q1.

Nos minutos finais, Albon conseguiu uma volta fantástica e subiu para a 1ª posição com Verstappen respirando no seu pescoço. Atrás dos dois ficaram as surpreendentes McLarens que começaram muito bem a classificação.

Q1 – GP da Holanda – F1 2023 (Foto: Reprodução)

Com o fim do Q1 os pilotos eliminados foram: Zhou (16º), Ocon (17º), Magnussen (18º), Bottas (19º) e Lawson (20º).

Q2

Logo no início do segundo treino de classificação, Verstappen começou com tudo e anotou o melhor tempo. Atrás dele, apenas Piastri conseguiu ficar menos do que um segundo de diferença, todo o restante dos pilotos estavam a mais de um segundo.

Com mais algumas voltas, Norris superou Verstappen e ficou com o melhor tempo. Albon seguiu o bom momento e grudou na dupla holandesa e inglesa. Porém, o pliloto da Red Bull não estava para brincadeira e rapidamente assumiu o posto de volta mais rápida.

Na reta final, Verstappen foi o primeiro piloto a abaixar da casa dos 1m20s e voltou a colocar uma diferença de quase um segundo para o segundo colocado. Porém, o holandês foi superado pelo mágico Albon. Russell também se meteu na festa e passou Max.

Na reta final, Verstappen baixou para 1m18s e ficou com o melhor tempo no Q2, que contou com um ótimo nível da Williams que colocou os dois carros no Q3.

Q2 – GP da Holanda – F1 2023 (Foto: Reprodução)

Com o fim do Q2 os pilotos eliminados foram: Stroll (11º), Gasly (12º), Hamilton (13º), Tsunoda (14º) e Hulkenberg (15º).

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Q3

Com a pista completamente seca todos os 10 pilotos vivos no Q3 foram para o traçado com pneus macios. Russell foi o primeiro a anotar o tempo, mas logo já foi superado por Albon. Entretanto, na saída da sua segunda volta, Sargeant bateu no muro e forçou uma bandeira vermelha.

Depois de quase 20 minutos parado, os carros voltaram para a pista e Verstappen não conseguiu superar as duas McLarens. Mas, graças a Leclerc, o Q3 sofreu mais uma bandeira vermelha e foi paralisado.

Na reta final, Verstappen superou a briga com as McLarens e cravou mais uma pole na sua temporada estrelada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo