É inquestionável, ninguém é páreo para Max Verstappen em 2022. Com o melhor carro e o melhor aproveitamento na corrida do Grande Prêmio de Spa, neste domingo (28), o piloto da Red Bull se aproxima a passos largos do segundo título de campeão da Fórmula 1.
Penalizado pela troca de peças do motor, o holandês foi o mais rápido no Q3, mas acabou largando em 14° lugar e dando a pole para Carlos Sainz. Nas pistas belgas, Verstappen precisou de 12 voltas para superar o espanhol.
A lista de pilotos penalizados no GP de Spa foi longa. Além do atual campeão, Valtteri Bottas, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Lando Norris, Zhou Guanyu, Mick Schumacher e Yuki Tsunoda também foram punidos e largaram no fim do grid, nesta mesma ordem.
Competidores diretos pelo Campeonato de Fórmula 1 de 2022, Verstappen e Leclerc começaram a corrida em situações parecidas. Apesar disso, a estratégia da Scuderia deixou a desejar mais uma vez, apelando para um plano D que deixou o monegasco na 5° posição – caindo para a 6° com uma penalidade por excesso de velocidade no pit lane.
A dominância da Red Bull no campeonato de 2022 ficou ainda mais clara com o final do GP da Bélgica. Verstappen agora lidera com 284 pontos e Sérgio Perez, que terminou em segundo, é o novo vice-líder, ultrapassando Leclerc por três pontos. Seria o fim do sonho de um campeonato para quebrar o jejum da Ferrari?
Memórias de 2008
O heptacampeão Lewis Hamilton acabou abandonando a corrida na segunda volta por problemas no carro. Pouco tempo antes, em um incidente, o inglês encostou em Fernando Alonso e revoltou o espanhol. “Que idiota. Tivemos um começo ótimo mas esse cara só sabe conduzir e começar em 1° lugar”, esbravejou no rádio.
Em entrevista depois de abandonar o GP, Hamilton comentou o incidente sem críticas a Alonso. “Ele estava no meu ponto cego e eu não deixei espaço suficiente. Foi culpa minha, não pude vê-lo”, disse o piloto da Mercedes. Ainda, o inglês preferiu não comentar a fala do espanhol no rádio durante a corrida: “São coisas que você fala no calor do momento”, afirmou.
Abandonos e pontuações
Além de Hamilton, o ex-companheiro de equipe, Valtteri Bottas, também abandonou a corrida de Spa. Nicolas Latifi perdeu o controle do carro na segunda volta, rodou e levou o finlandês, que comemora o aniversário de 33 anos neste domingo.
Com Verstappen em primeiro, seguido por Perez e Sainz, George Russell deixou a Mercedes na zona de pontuação. Alonso, Leclerc, Ocon, Vettel, Pierre Gasly e Alex Albon completaram o top 10 na Bélgica.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/05/novologoenmem45.jpg)