Futebol Mineiro

Villa Nova recusa a vaga na Série D 2023 e Patrocinense é a próxima ‘convidada’

Villa Nova
Foto: Bruno Cantini/Villa Nova

Após a desistência da Caldense de disputar a Série D, e o convite para assumir a vaga na última divisão do Brasileirão, o Villa Nova informou oficialmente que não irá aceitar a vaga para a competição nacional em 2023. Ainda em reflexos de crise financeira, e passando por reconstrução em todos os cenários da instituição, o clube de Nova Lima preferiu se abster do direito de disputa.

Em nota oficial, assinado pela direção villanovense, o clube contestou ter tido um prazo curto para se posicionar sobre aceitar (ou não) a vaga oferecida, o que dificultou na busca por recursos para viabilizar a longa disputa do Campeonato Brasileiro. Além disso, o clube destaca ‘a reestruturação dos passivos trabalhista, fiscal e financeiro’, e o longo tempo que a Caldense tinha para conseguir disputar a competição, o que não deu certo devido à desistência.

O Villa Nova chegou a contestar a possível vaga na Série D em 2022, para este ano, nos tribunais, mas acabou não dando certo. Mesmo que o Leão do Bonfim tivesse conquistado a vaga anteriormente, o tempo de preparação seria maior em comparação com o prazo exigido pela Federação Mineira.

O Leão do Bonfim está fora do cenário nacional desde 2020, e só terá o Campeonato Mineiro para disputar nesta temporada, e poderá se classificar para o Brasileiro no ano seguinte, caso seja um dos três melhores clubes sem divisão na classificação final.

Confira a nota oficial do Villa Nova:

O Villa Nova Atlético Clube comunica de forma oficial a sua desistência da disputa do Campeonato Brasileiro da Série D após receber convite da Federação Mineira de Futebol (FMF) para ocupar a vaga, que era destinada inicialmente à Caldense.

O clube tentou viabilizar de todas as formas sua participação na competição, mas devido ao curto prazo (72 horas) para definir sua adesão e também confirmar os recursos financeiros e logísticos primordiais para a montagem de uma equipe competitiva, a Diretoria optou pela não inscrição na competição.

O Conselho Deliberativo e a Torcida Villa-novense tem ciência dos esforços empreendidos pela Diretoria na reestruturação dos passivos trabalhista, fiscal e financeiro para que a instituição tenha um horizonte sustentável. E, caso o Villa assumisse este compromisso sem os recursos necessários previamente garantidos, iria totalmente na contramão das boas práticas de governança que a direção está implementando.

Somente a título de contextualização, a dona anterior da vaga, a Caldense, teve pelo menos 8 (oito) meses para buscar recursos e viabilizar sua participação, o que não foi concretizado, conforme nota oficial do clube.

Todavia, agradecemos aos patrocinadores e parceiros do Villa, que mesmo neste curto prazo, prontamente nos atenderam com muito respeito e atenção.

Focaremos no reerguimento da instituição e em um futuro breve, voltar a figurar entre os grandes clubes do futebol brasileiro.

ATENCIOSAMENTE,
DIREÇÃO DO VILLA NOVA ATLÉTICO CLUBE

PATROCINENSE VIRA ‘HERDEIRA’ DA VAGA

Com a declinação do time alvirrubro, a Patrocinense assume o direito de disputar a Série D, por ter sido o segundo melhor clube na ‘linha de sucessão’ dos não classificados na edição anterior do Campeonato Mineiro, o time terminou em 9º Lugar no Estadual de 2022.

Segundo informação da ‘Rádio Itatiaia’, o clube de Patrocínio já recebeu a notificação da FMF sobre, e terá até segunda-feira (20) para dar resposta. O time deverá avaliar a possibilidade através dos patrocinadores e demais parceiros, para a possível disputa.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo