A decisão foi anunciada. Vítor Pereira não é mais técnico do Corinthians e a derrota para o Atlético-MG em casa, neste domingo (13), selou a despedida. O anúncio foi feito pelo presidente Duílio Monteiro Alves em coletiva após o jogo contra o Galo. Apesar de não estar no gramado nesta última partida (cumprindo suspensão), o português esteve no estádio assistindo o jogo ao lado do presidente.
⎯ Tive um probleminha de saúde recente, mas fiz questão de estar aqui pessoalmente hoje para falar com a Fiel. Hoje encerramos um ciclo. O Vítor Pereira e sua comissão técnica não vão permanecer no clube. O contrato se encerra e não foi renovado – esclareceu Duílio.
Além de VP, toda sua comissão técnica também deixa o Timão. São eles: Filipe Almeida e Luis Miguel – auxiliares -, e Bruno Moura, Luis Nuno Nédio e António Ascensão, que completam.
⎯ Agradecer ao Vítor, que de um amigo virou um irmão. É um cara que respeito muito, fez um grande trabalho aqui. Agradecer toda a sua comissão também. Foi um ano de muitas experiências positivas, vimos a evolução de atletas e um jogar um futebol mais propositivo. Trabalhamos para que a gente tenha, ano que vem, desse nível para cima. Obrigado Vítor, obrigado a todos da comissão, e um abraço – completou Duílio.
Pereira nunca escondeu a vontade de permanecer no clube paulista, mas a questão familiar foi o que pesou na decisão. Estar longe da esposa e filhos sempre foi uma questão, além de sua sogra, que possui um problema pessoal, o que afeta não só ele, mas também Luis Miguel, que é cunhado de VP.
Assumindo o alvinegro em 28 de fevereiro, a passagem do técnico se encerra com 26 vitórias, 21 empates e 17 derrotas em 64 jogos – 51,6% de aproveitamento. O trabalho também ficará marcado por diversos momentos importantes. Em 2022, o Corinthians voltou a figurar de maneira sólida no G4 após anos, chegou à final da Copa do Brasil, quebrou um tabu de 7 anos sem vencer o Flamengo no Maracanã e um de 8 anos sem ganhar do Santos na Vila Belmiro em jogos do Brasileirão, eliminou o Boca Juniors em plena Bombonera, feito que apenas Santos de Pelé e Corinthians de, pasmem, VP conseguiram e alcançou as quartas de finais da Libertadores após 10 anos, tudo isso juntamente com um bom futebol e uma potencialização de atletas, sobretudo da base. Além disso, Vítor é um dos personagens de um Corinthians em reconstrução, que volta a figurar entre os favoritos a títulos, dando autoestima à Fiel Torcida.