Geral

Você sabe o que é Burnout? Síndrome que afeta muitos Pro Players

Burnout no eSports

Quando falamos sobre possíveis problemas ocasionados por estresse, cansaço ou insatisfação no trabalho, algumas vezes estamos falando da Síndrome do Esgotamento Profissional, mais conhecida como Burnout. Esse distúrbio afeta diversos Pro Players em todo o mundo, está relacionado ao estresse no ambiente de trabalho e tem como consequência, a exaustão emocional e o reduzido senso de realização.

Qual a importância do preparo psicológico para os Pro Players de qualquer cenário? Em esportes onde o esforço é mais voltado para o mental, os atletas precisam de acompanhamento médico especializado, a maioria dos grandes times do mundo já contam com equipes profissionais para amenizar qualquer tipo de transtorno que os jogadores de eSports possam sofrer durante ou após a sua carreira.

Com a ajuda de três profissionais da área de psicologia, conseguimos esclarecer algumas dúvidas em relação a esse problema que pode acabar prejudicando a vida de muitos jogadores profissionais e até de pessoas que sonham em chegar no cenário competitivo.

Perguntas:

1- Como é feito o trabalho psicológico nos atletas (se envolve na vida pessoal, que tipo de aspectos são tratados)? Existe alguma similaridade com os procedimentos aplicados nos esportes tradicionais?

Resposta (Natália Zakalski Valério): Sim, existe grande similaridade. Na Psicologia dos eSports, usamos diversos conceitos da Psicologia do Esporte tradicional, considerando alta performance, rendimento e saúde mental. O trabalho pode ser feito com diferentes métodos, a depender do profissional que acompanha o time. Eu realizo atendimentos em grupo e individuais, acompanhamento de treinos e competições, além de reuniões com a comissão técnica.

2- Quais são os sinais de Burnout que os jogadores apresentam e quais são os métodos utilizados para tratar?

Resposta (Júlia Grannier):

Por ser uma resposta ao cansaço excessivo físico e mental do nosso corpo, o burnout é algo que precisa ser trabalhado em forma de prevenção. Existem algumas estratégias que podem auxiliar a prevenir a síndrome, como o estabelecimento de rotinas e metas de trabalho saudáveis. Ainda sim, a definição e cumprimento de horários de lazer e descanso são essenciais para uma boa prevenção ao burnout.

Com relação aos sintomas, cada atleta é individual, e por isso pode ter sintomas individuais. Ainda sim, alguns dos sinais mais comuns dessa condição são a apatia, alteração de humor, alteração no apetite, falta de preocupação, isolamento emocional, aumento da ansiedade, e outros.

Legends of Runeterra: Referência no cenário, Ian Nogueira fala sobre carreira e crescimento da modalidade

3- Existe alguma especialização para desenvolver essa atividade nos e-Sports?

Resposta (Daniel D’avila): No Brasil ainda não existe nenhuma especialização em psicologia, o que existe são cursos de extensão voltados para a psicologia do eSports mas que ainda assim não são específicos para falar sobre o Burnout.

4- Quais são os estágios dessa síndrome?

Resposta (Natália Zakalski Valério): É difícil definir estágios para esse tipo de síndrome, uma vez que o processo é único para cada atleta. Ainda mais considerando que há diversas teorias e interpretações sobre o próprio Burnout. Devemos ficar atentos aos sintomas que temos conhecimento, para ao primeiro sinal, já podermos tratá-lo com a seriedade necessária.

5- Recentemente foram feitos estudos sobre o uso de Canabidiol para ajudar na luta contra o Burnout em trabalhadores da área da saúde. Como é a visto o uso do medicamento em atletas de eSports?

Resposta (Júlia Grannier): Existem estudos realizados em diversas partes do mundo trazendo benefícios do uso do canabidiol em várias doenças, síndromes e transtornos, incluindo o burnout. Na área clínica e de saúde, os medicamentos que incluem a substância tiveram resultados promissores quando ligado ao tratamento e prevenção da síndrome. Aqui no Brasil, a gente pode citar pesquisas da Universidade de São Paulo (USP) que fazem o uso do canabidiol para ajudar no tratamento do burnout em profissionais de linha de frente da COVID-19. Ainda sim, por se tratar de uso de medicamentos e ser uma questão bastante restrita e tabu, a prescrição e recomendação de uso de qualquer remédio é de responsabilidade médica. A nossa função na psicologia do esporte é prevenir e evitar que o atleta chegue ao ponto do burnout, e que não precise depender de medicações para cuidar da sua saúde mental. 

Através de estudos e métodos profissionais, os psicólogos da área tentam prevenir que algo assim aconteça com as pessoas que procuram ajuda. É muito importante que se você, mesmo não sendo da área do e-Sports, sentir algum dos sintomas relatados nessa matéria, procure um especialista que possa te ajudar. Cuide da sua saúde mental, sem ela o resto do corpo não funciona!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo