Olimpíadas

Vôlei: Rosamaria e Macris brilham, Brasil vence de virada e elimina Comitê Olímpico Russo

(DIVULGAÇÃO/FIVB)

A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei venceu o Comitê Olímpico Russo, na manhã desta quarta-feira (4), em Tóquio. Ao eliminar as russas, nas quartas de final das Olimpíadas, o Brasil perdeu o primeiro set por 25/23, mas venceu os seguintes por 25/21, 25/19 e 25/22. Agora, a Seleção Brasileira encara a Coreia do Sul nas semifinais.

A maior pontuadora do confronto foi Fedorovtseva, da Rússia, com 18 acertos; logo atrás, Voronkova, com 16. No Brasil, Fê Garay, Carol Gattaz e Gabi marcaram 14 pontos, cada.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

ESCALAÇÕES

Brasil: Carol Gattaz, Roberta, Gabi, Tandara, Carol, Fernanda Garay e Camila Brait. Técnico: José Roberto Guimarães.

Rússia: Koroleva, Goncharova, Fedorovtseva, Startseva, Fetisova, Voronkova e Podkopaeva. Técnico: Sergio Busato.

PRIMEIRO SET

Rússia começa de forma arrasadora, abrindo 4/0 na parcial, até que a Seleção Brasileira conseguiu reagir um pouco e encostar em 5/4, mantendo mais ou menos essa margem na partida. Com o Brasil entrando cada vez mais no jogo, a Seleção Russa teve que pedir tempo com 12/11 ao seu o favor. À essa altura, o bloqueio russo fazia a diferença na partida: já eram quatro contra apenas um do Brasil. Tandara e Roberta deram lugares a Macris e Rosamaria, na inversão.

O ataque russo fazia um jogo bem ajustado e muito agressivo, enquanto o passe brasileiro não funcionava, o que fez com as russas esticassem em até 18/13 na parcial. O que mais faltava para o Brasil funcionou bem: Rosamaria e Carol ergueram bons bloqueios, e a Seleção foi a 17 pontos a 19, forçando pedido de tempo. O Brasil até empolgou, melhorando bastante nesse final, mas a Rússia fechou em 25/23.

SEGUNDO SET

Bom início do Brasil, com uma defesa mais ligada em relação ao início do primeiro set. Com 4/3 para as brasileiras, o técnico Busato parava o jogo: o que funcionou. A Rússia, com o conhecido ataque potente e bloqueio alto, abriu 8/4. Novamente com problemas na recepção e sem conseguir superar o bloqueio russo, o Brasil, do técnico Zé Roberto, parou o jogo com a Rússia em 13/8. Carol, como de costume, tomando conta do jogo; Macris, ao substituir Roberta, que não fazia bom jogo, já fazia o ataque ser diferente. O Brasil encostou em 15/14, numa sequência de quatro pontos. Rosamaria, sempre correspondendo ao entrar, marcou a virada do Brasil, em 18/17, com ace. Mais vibrante, fluida e acertada no passe, a Seleção controlou a reta final do período até fechar em 25/21. O Brasil empata em 1 a 1.

TERCEIRO SET

O início já presenteou os espectadores com um belo rally, com direito a dois bloqueios das russas e uma defesa com o pé de Gabi. No contra-ataque direto, Macris deu um chute de leve no meio e fez 5/3 para o Brasil.

Forçando muito bem o saque e dificultando o passe russo, o Brasil chegou a 12/7, numa bola de xeque de Gattaz. Abaixo no saque, as russas só marcaram seu primeiro ace no 15/13, mas era uma boa sequência: encostando em 15/14, forçaram tempo de Zé Roberto Guimarães. Sem muitos detalhes, o Brasil manteve o nível de bons saques, Rosamaria inspirada e bloqueios acertados, abrindo 21/17. Carol Gattaz deu pontos finais ao set de virada do Brasil: 25/19. A Seleção Brasileira vira em 2 a 1.

+ Dias e horários dos jogos e competições das Olimpíadas de Tóquio

QUARTO SET

A Rússia até começou abrindo 2/0, com Fedorovtseva brilhando, mas o Brasil tomou a frente e fez 4/2. Gabi se destaca no set, acertando bem os bloqueios, assim como Fê Garay, e a Seleção abre 12/8, depois de o técnico Busato, da Rússia, parar o jogo. Com as russas encostando em 12/11, foi a vez de Zé Roberto pedir tempo. A Rússia fez o jogo forte de Goncharova e Fedorovtseva encaixar de novo, com bons bloqueios, e virou para 16/15. Macris apareceu de forma decisiva de novo, marcando ace, no 20/19 do Brasil. Em uma reta final de jogo muito mais de raça e vontade, o empate aconteceu em 22/22, mas o Brasil encerrou, com Rosamaria se destacando de novo, em 25/22.

OUTROS CONFRONTOS

A Sérvia bateu a Seleção Italiana por 3 sets a 0, Estados Unidos eliminou a República Dominicana em três sets, e a Coreia do Sul bateu a Turquia por 3 a 2.

A Seleção Brasileira encara a Coreia do Sul, na sexta-feira (6), pelas semifinais da competição. Na outra chave, Sérvia e Estados unidos se enfrentam no mesmo dia.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo