Z - Futebol Agência ENM

West Ham sai na frente, mas Arsenal vira com brilho do trio ofensivo

Arsenal West Ham
Photo by GLYN KIRK/AFP via Getty Images

Na retomada da Premier League, o Arsenal recebeu o West Ham no Emirates Stadium, nesta segunda-feira, 26, pela 17ª rodada da Premier League. Depois de sair atrás no placar, os Gunners fizeram um grande segundo tempo e venceram os Hammers por 3 a 1. Benrahma, de pênalti, abriu o placar, Saka empatou, Martinelli virou e Nketiah fechou o marcador do triunfo dos mandantes.

O primeiro tempo foi basicamente um jogo de ataque e defesa. Favorito, o Arsenal seguiu o protocolo e pressionou durante todo o tempo o West Ham. Mesmo diante de uma defesa forte, a equipe de Mikel Arteta pressionou, esteve próximo e dentro da área em vários momentos, mas não conseguia encontrar o último passe para finalizar. Com Martinelli e Saka, os Gunners exploravam bem as laterais do campo e encontravam Odegaard, Xhaka e Nketiah bem posicionados, mas marcados.

Apesar de toda pressão, Fabianski pouco trabalhou. A única grande chance foi no começo, aos quatro minutos, quando Saka tabelou com Nketiah e finalizou alto para abrir o placar. Após análise do VAR, o atacante inglês havia tocado na bola em impedimento e o gol foi anulado. Mesmo com todo clima contra, o West Ham tentou buscar o contra-ataque e bastou apenas uma boa oportunidade para que o gol saísse. Aos 23 minutos, Antônio foi lançado e Saliba, indeciso, se atrapalhou na saída e permitiu que o atacante ficasse com ela e acionasse Bowen, que passou nas costas. Para evitar o gol, o francês fez o pênalti. Na cobrança, Benrahma deslocou Ramsdale e abriu o placar. A desvantagem no placar colocou carga ao Arsenal para buscar o empate, mas a tônica permaneceu: a pressão esbarrava no bom sistema defensivo dos Hammers.

Antes do intervalo, o Arsenal ainda teve um pênalti a seu favor, mas que rapidamente foi desmarcado. Nos acréscimos, Odegaard chutou de fora da área e um jogador visitante colocou a mão na bola. No entanto, após análise do VAR, Michael Oliver observou que não houve o toque e desfez a marcação, encerrando a etapa inicial logo em seguida.

O segundo tempo manteve a postura ofensiva do Arsenal. No entanto, tudo funcionou para o time da casa. Desde o começo, a equipe parecia renovada, seguiu pressionando e não demorou muito para conseguir o gol do empate. Logo aos sete minutos, Odegaard chutou de longe, a bola desviou e sobrou no pé de Saka, que dominou e bateu rasteiro. Embalado, os Gunners viraram aos 13 minutos com gol de Martinelli. Jogada trabalhada pela equipe da casa teve Xhaka abrindo na esquerda com o brasileiro, que dominou e bateu entre a trave e Fabianski para virar o jogo.

Atrás do placar, o West Ham tentou sair mais para o ataque. No entanto, o frisson da arquibancada e o grande momento do Arsenal fez com que o momento favorável pesasse e impulsionasse o time para pressionar e acalmar o jogo. Para colocar de vez um ponto de interrogação na tentativa dos Hammers em sair, o terceiro gol dos Gunners saiu aos 23′. Em mais uma boa jogada trabalhada, Nketiah recebeu de Odegaard, girou e bateu para fazer o dele.

O 3 a 1 fez com que esfriasse qualquer tentativa do West Ham. Sem um meio-campo que pudesse criar as jogadas, a equipe dependia do esforço de Antônio para roubar a bola e puxar contra-ataques. O placar resolvido também fez com que o Arsenal reduzisse a velocidade, ficasse com a bola para evitar riscos desnecessários e apenas buscasse controlar o jogo até os instantes finais.

Com a vitória, o Arsenal chega aos 40 pontos e mantém a liderança da Premier League até a virada de ano ao menos. O West Ham segue pressionando contra o rebaixamento com 14 pontos em 16 jogos. Os Gunners enfrentarão o Brighton, fora de casa, no dia 31 às 14h30 (de Brasília). No dia 30, às 16h45, os Hammers recebem o Brentford, no Estádio Olímpico de Londres.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo