São Paulo

Em busca de um zagueiro canhoto, São Paulo tem três opções no sub-20

Fotos: Rubens Chiri / Divulgação / saopaulofc.net

Não é de hoje que o São Paulo busca incessantemente por um zagueiro canhoto, que possa auxiliar na saída de bola pelo lado esquerdo da zaga, complementando o trio ideal, que hoje tem Arboleda pela direita, Miranda centralizado e Léo pela esquerda. A solução para essa posição carente no elenco pode estar em Cotia..

O São Paulo é reconhecido atualmente pela formação de talentos defensivos, a começar por Militão, hoje titular do Real Madrid e jogador da Seleção Brasileira. Tuta, está no Eintracht Frankfurt e Morato, esse um zagueiro canhoto, tem atuado pelo Benfica. Esses são apenas três exemplos de jogadores nascidos entre 1998 e 2001, que saíram do São Paulo e fazem sucesso na Europa.

Porém uma nova leva de zagueiros está chegando no tricolor e pode aparecer muito bem no time de cima. Atualmente, o sub-20 de Alex tem três defensores que preferem o pé esquerdo para iniciar suas jogadas, veja quem são eles:

+ Veja como foi a coletiva de apresentação de Calleri

Luizão

Há mais tempo em Cotia, Luizão tem 19 anos e foi um dos destaques da zaga tricolor na geração 2002. O jovem atua muito bem com a perna esquerda e se destaca pelo lançamento preciso na saída de jogo, geralmente com a abertura para os lados do campo.

Jogador de boa força, teve ótimo crescimento físico nos últimos dois anos, atualmente tem 1,86m, segundo sua assessoria e é considerado o mais zagueiro dos três jogadores. Muito bom na antecipação e na intervenção, em especial na jogada aérea e sem medo de dar o carrinho no momento certo.

Luizão foi o zagueiro titular do São Paulo desde o sub-15, mas por algumas vezes chegou a atuar até como lateral-esquerdo das equipes de base do tricolor e é um dos jogadores mais prontos para a promoção. Ele, inclusive, chegou a ser chamado por Crespo, mas contraiu Covid-19 e acabou não sendo utilizado.

O contrato, porém, pode ser um problema: Luizão só tem vínculo com o tricolor até o final de 2021.

Thiagão

Recém-chegado do Coritiba por empréstimo, Thiagão é uma grande promessa da base do futebol brasileiro há tempos e um dos jogadores mais bem cotados desde a equipe paranaense.

Muito talentoso e com ótimo toque de bola, o jovem, que assim como Luizão também nasceu em 2002, tem contrato com o tricolor até janeiro de 2023, mas o São Paulo pode ter que comprar ele do Coritiba, que tem uma multa rescisória de R$ 10 milhões para clubes brasileiros.

Sucesso absoluto na base do Coxa, Thiagão acabou se complicando por problemas disciplinares extracampo, ao ponto que a diretoria do time viu no empréstimo para o São Paulo uma oportunidade para o jogador ‘tomar jeito’ em novos ares. Aparentemente vem funcionando, Thiago Dombroski é uma das principais peças do sólido time de Alex, que foi um dos responsáveis pela sua chegada em Cotia.

Zagueiro que também apresenta um lançamento muito bom, pode atuar também como volante e tem boa quebra da linha de passe e antecipação, assim como seu concorrente.

Beraldo

O mais jovem dos zagueiros, Lucas Beraldo foi um dos principais destaques da campanha campeã do time sub-17 na temporada 20/21.

Beraldo nasceu em 2003 e chegou ao São Paulo no segundo semestre de 2019, vindo do XV de Piracicaba, antes também atuou na União Barbarense e teve curta passagem no Red Bull Brasil.

Na equipe piracicabana, o jovem jogou de zagueiro, volante e às vezes até de lateral-esquerdo, mostrando e desenvolvendo toda a sua qualidade com a bola no pé. Capaz de encontrar boas linhas de passes curtos e longos, Beraldo chama muita atenção pela construção de jogadas.

Filho do também zagueiro André Beraldo, que atuou por diversas equipes, incluindo Comercial, Santa Cruz e CRB, o jovem tem tudo para superar a carreira do pai e jogar no profissional do tricolor paulista.

Com 1,82m de altura e bom porte físico, Beraldo é, dos três citados, o que tem mais qualidade para trabalhar o jogo, com ótimos lançamentos, tanto com a direita como com a esquerda e capacidade para carregar mais a bola pelo campo, assim como avançar e trabalhar em linhas altas. Beraldo foi relacionado por Crespo algumas vezes, mas não chegou a entrar em campo pelo time principal.

O jovem renovou com o São Paulo em maio deste ano e tem contrato com o tricolor até fevereiro de 2024.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo