São Paulo

Zagueiro Miranda anuncia aposentadoria aos 38 anos

Foto: Divulgação / Liga Agência

No início da tarde de hoje (11), o zagueiro Miranda anunciou por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais que se aposentou do futebol. Aos 38 anos de idade, o agora ex-jogador, estava sem clube desde o fim do ano passado, quando se despediu do São Paulo após não ter seu contrato renovado.

– Estou aqui para contar para vocês que chegou o momento de dizer adeus. Se o futebol fosse uma pessoa, depois de tudo que vivi, diria que foi emocionante, que vivemos uma coisa inexplicável, mas chegou o momento de ser o João Miranda. Tudo o que fiz, tudo o que conquistei, foi de maneira honrosa, digna – disse Miranda em vídeo de despedida do futebol.

Primeiros passos no futebol

João Miranda de Souza Filho, caçula de doze irmãos, nasceu em Paranavaí, no Paraná, no dia 7 de setembro de 1984. Deu seus primeiros passos como jogador de futebol nas categorias de base do Coritiba, onde sempre chamou muita atenção por sua qualidade técnica e personalidade. Miranda foi um dos destaques do Coxa semifinalista da Copinha em 2004, fazendo com que no mês seguinte, o técnico Antônio Lopes lhe desse uma oportunidade no time principal. Sua estreia foi num jogo de Libertadores, com apenas 19 anos de idade, contra o Sporting Cristal, do Peru. Pela equipe, o zagueiro atuou em 90 partidas, marcou 5 gols e conquistou o Campeonato Paranaense de 2004.

Para saber tudo sobre o São Paulo siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Sochaux

Em 2005, Miranda teve sua primeira experiência no futebol europeu ao ser contratado pelo Sochaux, da França, mas a passagem foi curta. Por lá, o zagueiro entrou em campo 22 vezes, não conquistou títulos e nem marcou gols.

São Paulo

Em seu retorno ao Brasil, em 2006, Miranda chegou ao São Paulo com a grande responsabilidade de ser o substituto do zagueiro campeão mundial Diego Lugano, de quem herdou a camisa 5. Em pouco tempo, Miranda mostrou que muita personalidade e foi um dos pilares da defesa são-paulina na reta final do Brasileirão daquele ano, conquistado pelo Tricolor Paulista após 15 anos. Em 2007, mais um título brasileiro e, com Miranda na zaga, a incrível marca de 988 minutos sem levar gol, o que ajudou o zagueiro a ser convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez. O histórico São Paulo do técnico Muricy Ramalho venceu o Campeonato Brasileiro pelo terceiro ano consecutivo – feto inédito até hoje – em 2008, com Miranda sendo eleito o melhor zagueiro da competição, assim como no ano anterior. Sua passagem vitoriosa pelo Morumbi durou até 2011, quando foi vendido para o Atlético de Madrid.

Atlético de Madrid

No clube espanhol, Miranda também fez história. Em 2013, marcou o gol histórico que quebrou um incômodo jejum de 14 anos sem o Atlético vencer seu principal rival, o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu, na final da Copa Rei. No ano seguinte, ao lado de Juanfran, Godín e Felipe Luís, ajudou o clube a acabar com a hegemonia de Barcelona e Real Madrid, que já durava décadas, e conquistou o Campeonato Espanhol, sendo eleito um dos melhores zagueiros do torneio. A cereja do bolo desta grande passagem no Atlético seria conquistar a Liga dos Campeões da Europa em 2014, porém o gol de empate do Real Madrid no último lance da decisão em Lisboa frustrou esse sonho. Foram 198 partidas, 13 gols e 5 títulos de Miranda pelo Atlético de Madrid.

Inter de Milão e Jiangsu Suning

Miranda foi peça importante do time da Inter de 2016 até 2019, para fazer o time voltar a disputar a Liga dos Campeões da Europa depois de muitos anos. Não conquistou títulos em sua passagem na Itália, disputou 134 jogos e marcou 1 gol.

Já na China, pelo Jiangsu Suning, conquistou o campeonato nacional de 2020, quabrando a hegemonia do Guagnzhou. Foram 28 jogos e dois gols.

Retorno ao São Paulo

Miranda voltou ao Tricolor em 2021 com a promessa de fazer o time voltar a ser campeão e cumpriu em poucos meses, conquistando o Paulistão na final contra o Palmeiras e quebrando o jejum do clube de 9 anos sem nenhum título. Totalizando as duas passagens no São Paulo, foram 342 jogos, 12 gols e 4 títulos. O atleta acabou perdendo espaço na equipe durante essa última passagem e não renovou vínculo ao fim de 2022.

Seleção Brasileira

Com a camisa da seleção, Miranda jogou 58 vezes, marcou 3 gols e venceu a Copa América de 2019. Também foi titular na Copa do Mundo de 2018, a única que disputou.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo