O zagueiro paraguaio, Guillermo Centurión, que acumula passagem pela base do River Plate do Paraguai, fechou contrato com o Juarez, equipe da primeira divisão do México. O jogador será apresentado em seu novo clube no começo do mês de novembro. Guillermo, de 21 anos, é uma das promessas da geração 2000 do Paraguai e apontado pela imprensa daquele país como o novo Gamarra. Inclusive há quem diga que a volta da seleção do Paraguai para as grandes competições, como a Copa do Mundo de 2026, passará pelos pés de Centurión.
O interessante é que o zagueiro poderia ter passado pelo futebol do Rio de Janeiro antes de rumar para o México. Isso porque Guillermo foi observado pelos analistas de desempenho do Flamengo, em 2020, quando disputou uma competição sub-20 em Goiás. O zagueiro chegou a ter a sua contratação indicada pelos profissionais para a base rubro-negra, mas a negociação acabou não avançando. Em sua trajetória, Guillermo Centurión acumula passagens pelas categorias de base do Paraguai e desde cedo despertou interesse de grandes equipes do futebol latino.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
— O Guillermo é muito profissional e está motivado para essa experiência no futebol mexicano. O Juarez fez uma boa participação no torneio apertura e tem tudo para buscar o título na atual temporada. Guillermo é um jogador que tem muita expectativa no futebol paraguaio e vem sendo acompanho por grandes equipes da América Latina. O Juarez viu o tamanho do atleta e ele entendeu a dimensão do futebol mexicano. Tenho certeza que Guillermo será um grande nome no México — afirmou Kleberson Silva da VLK Sports.
A Federação Paraguaia de Futebol vive uma grande reformulação para voltar a ver a sua seleção disputando uma Copa do Mundo. Internamente o técnico Guillermo Schelotto entende que é necessário realizar uma reformulação geral no grupo. Com isso, o nome de atletas jovens como Centurión tem sido muito lembrado entre os torcedores.
O que se entende é que a nova realidade do Paraguai passará pela convocação desses atletas. Assim como Tite tem feito no último ciclo de Copa do Mundo, a seleção do Paraguai pretende ter o treinador ou membros da comissão técnica acompanhando os jogos dos postulantes a convocados de perto. Jogar no futebol mexicano pode ser um fundamental para a convocação de Guillermo Centurión.