Cruzeiro

Veja o desempenho de Zé Eduardo, reintegrado ao elenco do Cruzeiro, na temporada 2020

Veja o desempenho de Zé Eduardo, reintegrado ao elenco do Cruzeiro, na temporada 2020
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Apesar de ter jogado apenas 12 minutos com a camisa do Cruzeiro, o jovem atacante Zé Eduardo, de 21 anos, é um dos atletas que despertam maior curiosidade do torcedor celeste e frequentemente parte da torcida pede chances ao jogador, desde sua reintegração ao elenco, ainda sob o comando de Ney Franco.

Entre os principais motivos da preferência do torcedor estão sua idade, seu desempenho na temporada 2020 pelos dois clubes que passou por empréstimo, a má fase de jogadores da posição, visto que o time só foi se firmar com Rafael Sóbis jogando de “falso 9”, e a impossibilidade do Cruzeiro de registrar novos jogadores, por punição aplicada pela Fifa.

Zé Eduardo foi revelado pelo América-RN e chegou ao Cruzeiro em 2019, após passagem pelo Visão Celeste, clube do do Rio Grande do Norte. Inicialmente o jogador foi integrado ao sub-20 do Cruzeiro, onde disputou 35 jogos e marcou seis gols.

Villa Nova

Em 2020, após estourar a idade do sub-20, Zé Eduardo passou por dois empréstimos, estes que chamaram a atenção do torcedor. Primeiro, o atacante foi cedido ao Villa Nova, que disputava a fase classificatória do Campeonato Mineiro. Lá ele disputou cinco partidas e fez quatro gols. Apesar dos bons números, Zé não era titular absoluto no Leão do Bonfim, tendo feito três dos seus quatro gols em partidas que começou no banco de reservas.

América-RN

Após a passagem no Villa Nova, Zé Eduardo foi emprestado ao América-RN, time pelo qual o atacante iniciou sua carreira. No clube potiguar, ele disputou partidas pela Série D, pelo campeonato estadual e pela Copa do Brasil.

Em cinco jogos, o atacante fez cinco gols, quatro em três jogos pelo estadual e um gol na única partida que fez na Copa do Brasil. Na Série D o jogador disputou só um jogo e passou em branco. Sua passagem no América de Natal terminou com cinco gols em cinco jogos.

Retorno ao Cruzeiro

Seu bom desempenho nos empréstimos e a fase ruim dos atacantes do Cruzeiro, Marcelo Moreno, Sassá e Thiago, fizeram com que Zé Eduardo fosse chamado de volta do empréstimo, numa decisão polêmica, que entregou 15% do seu passe ao América-RN como compensação.

Mesmo sem muita experiência em um nível mais elevado, Zé Eduardo foi visto como possível solução para o ataque celeste, mas na prática, teve pouco tempo para mostrar seu futebol. O jogador atuou por somente 12 minutos, no jogo contra o Oeste, que definiu a saída de Ney Franco do comando da equipe.

Após a saída de Ney, o Cruzeiro foi comandado interinamente por Célio Lúcio e em seguida por Felipão, mas Zé Eduardo jamais entrou em campo após sua estreia contra o Oeste. Pensando na continuidade do desenvolvimento do jogador, o Cruzeiro tentou fechar alguns empréstimos, mas sem acordo com os clubes, o jogador acabou ficando.

E com salários atrasados e sem oportunidades, Zé Eduardo entrou na justiça contra o Cruzeiro. Mas após a chegada do diretor de futebol André Mazzuco e do treinador Felipe Conceição, o atacante negociou sua permanência no clube e retirada da ação judicial. Agora, o jovem será avaliado pelo novo técnico, deixando a expectativa de que se vai receber chances e corresponder às expectativas do torcedor.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo